Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 1

Investigação

Fatores prognósticos para a metástase no melanoma cutâneo*

Prognostic factors for metastasis in cutaneous melanoma*


Ana Carolina Figueiredo Pereira Cherobin1; Alberto Julius Alves Wainstein2; Enrico Antônio Colosimo3; Eugênio Marcos Andrade Goulart4; Flávia Vasques Bittencourt1


1. Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil
2. Instituto de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) – Belo Horizonte (MG), Brasil
3. Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICEx-UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil
4. Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil

Trabalho submetido em 03.06.2015.
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.11.2016.

Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum

Como citar este artigo: Cherobin ACFP, Wainstein AJA, Colosimo EA, Goulart EMA, Bittencourt FV. Prognostic factors for metastasis in cutaneous melanoma. An Bras Dermatol. 2018;93(1):23-30.

Correspondência:

Ana Carolina Figueiredo Pereira Cherobin
E-mail: anacherobin@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O melanoma é neoplasia que apresenta alta mortalidade se diagnosticado em estádios avançados. A identificação precoce dos pacientes de risco para o desenvolvimento de metástases torna-se a principal estratégia para a redução da mortalidade.
OBJETIVO: Avaliar a influência de oito fatores epidemiológicos e histopatológicos no desenvolvimento de metástases nos pacientes com melanoma cutâneo primário.
MÉTODOS: Instituiu-se uma coorte histórica entre 1995 e 2012, que incluiu pacientes com diagnóstico de melanoma cutâneo primário invasivo, atendidos em hospital público universitário e serviço privado de cirurgia oncológica na região Sudeste do Brasil. As seguintes variáveis foram analisadas: gênero, idade, história familiar de melanoma, localização do tumor primário, tipo clínico-patológico, espessura de Breslow, ulceração histológica e índice mitótico. O método de Kaplan-Meier e o método de Cox foram utilizados para o cálculo do tempo livre de doença.
RESULTADOS: Foram incluídos 514 pacientes. À análise univariada, os seguintes fatores de risco significativos foram identificados: gênero, idade, localização do tumor, tipo clínico-patológico, espessura de Breslow, ulceração e índice mitótico. A análise multivariada, que incluiu 244 pacientes, detectou quatro fatores prognósticos significativos (p<0,05): gênero masculino, tipo clinicopatológico nodular, espessura de Breslow > 4 mm e presença de ulceração. O índice mitótico não foi acrescentado a esta análise.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Redução dos pacientes na análise multivariada.
CONCLUSÃO: Os seguintes fatores prognósticos para a ocorrência de metástase por melanoma foram identificados na população estudada: gênero masculino, tipo clínico-patológico nodular, espessura de Breslow >4mm e presença de ulceração.

Palavras-chave: Melanoma; Metástase neoplásica; Neoplasias cutâneas



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações