Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 6
Relato de Caso
Sinais de dermatoscopia em leishmaniose cutânea*
Dermatoscopic signs in cutaneous leishmaniasis*
María Librada Porriño Bustamante; Josefa Sánchez López; Carmen Dulanto Campos; Ramón Naranjo Sintes; María Antonia Fernández Pugnaire
Departamento de Dermatologia do Hospital Universitario San Cecilio – Granada, Espanha
Trabalho submetido em 16.02.2015
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.05.2015
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Porriño-Bustamante ML, Sánchez-López J, Dulanto-Campos C, Naranjo-Sintes R, Fernández-Pugnaire MA. Sinais de dermatoscopia em leishmaniose cutânea. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 850-2.
Correspondência:
Maria Librada Porriño Bustamante
Avenida Doctor Olóriz, 16
PC 18012 Granada, Spain
E-mail: mporrinobustamante@gmail.com
A dermatoscopia é uma técnica não invasiva, muito usada para ajudar a caracterização e o diagnóstico lesões cutâneas. Recentemente, também tem sido usada para avaliação de tumores não pigmentados de pele, doenças inflamatórias e infecciosas. Embora o diagnóstico de leishmaniose cutânea seja confirmado pela demonstração de amastigotas em meio de cultura, a dermatoscopia pode ser útil como teste de diagnóstico adicional. Relatamos o caso de paciente com uma lesão nodular localizada na face direita, com aproximadamente dois anos de evolução. A lesão era clinicamente sugestiva de leishmaniose cutânea. A dermatoscopia mostrou estruturas em forma de lágrimas amarelas, eritema e estruturas vasculares. O diagnóstico foi confirmado pela demonstração de amastigotas numa amostra de raspagem da pele.
Palavras-chave: Dermoscopia; Diagnóstico; Leishmaniose cutânea
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841