Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 6
Revisão
Imunologia do câncer e imunoterapia em melanoma*
Cancer immunology and melanoma immunotherapy*
Rudinei Diogo Marques Linck; Rômulo Leopoldo de Paula Costa; Bernardo Garicochea
Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês – São Paulo (SP), Brasil
Trabalho submetido em 21.09.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.02.2017
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Linck RD, Costa RL de P, Garicochea B. Imunologia do câncer e imunoterapia em melanoma. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 835-40.
Correspondência:
Rudinei Diogo Marques Linck
Rua Dona Adma Jafet, 91 Bela Vista
01308-050 São Paulo, SP - Brasil
E-mail: rudineilinck@hotmail.com
A estimulação do sistema imunológico com objetivo de gerar ataque contra as células neoplásicas, a exemplo do que acontece nas doenças infecciosas, há muito é assunto de interesse em oncologia, entretanto, apenas limitado sucesso foi alcançado com as diferentes estratégias de tratamento testadas ao longo dos anos passados. Atualmente, com o desenvolvimento dos modernos inibidores de checkpoint imunológico, esse cenário está sendo revolucionado, e a imunoterapia está conquistando grande destaque entre as tradicionais opções de tratamento citotóxico para o combate ao câncer. Publicações recentes mostram eficácia e segurança de drogas como o pembrolizumab, nivolumab e o ipilimumab no tratamento de diferentes neoplasias, especialmente o melanoma. Neste artigo, propomos uma revisão dos mecanismos de ação envolvidos na imunologia do câncer, das particularidades da avaliação de resposta aos imunoterápicos e do seu perfil de toxicidade, além de uma síntese dos principais estudos clínicos que levaram à aprovação dessas novas drogas no tratamento do melanoma.
Palavras-chave: Imunoterapia; Melanoma; Neoplasias
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841