Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 6

Investigação

Vitiligo com aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade: um estudo comparativo multivariado em 375 pacientes*

Prepubertal and postpubertal vitiligo: a multivariate comparative study in 375 patients*


Huma Khurrum1; Khalid M AlGhamdi2


1. Chefe de Pesquisas em Vitiligo, Faculdade de Medicina, King Saud University, – Riyadh, Arábia Saudita
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, King Saud University, – Riyadh, Arábia Saudita

Trabalho submetido em 13.06.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.08.2016
Suporte Financeiro: O projeto foi financiado por King Saud University, Vice Dean of Research Chairs.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Khurrum H, AlGhamdi K. Vitiligo com aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade: um estudo comparativo multivariado em 375 pacientes. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 816-20.

Correspondência:

Khalid M AlGhamdi
Vitiligo Research Chair, Dermatology Department, College of Medicine, King Saud University
11322 Riyadh, Saudi Arabia
E-mail: kmgderm@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O aparecimento do vitiligo durante a infância é comum. Os dados que comparam as associações clínicas do vitiligo com o aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade em Árabes são limitados.
OBJETIVO: Comparar o perfil clínico do vitiligo com o aparecimento na pré e na pós-puberdade.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo observacional transversal. O questionário da Força Tarefa Europeia sobre o Vitiligo foi preenchido por cada um dos pacientes.
RESULTADOS: Este estudo incluiu um total de 375 pacientes; 199 tiveram vitiligo de aparecimento na pós-puberdade (>12 anos) e 176 tiveram vitiligo de aparecimento na pré-puberdade (<12 anos). Havia mais pacientes do sexo feminino no grupo com aparecimento na pré-puberdade (49%) do que no grupo com aparecimento na pós-puberdade (29%), p-valor <0,001. O grupo com aparecimento na pré-puberdade apresentava maior comprometimento do que o grupo com aparecimento na pós-puberdade (45% vs 30%, p=0,004). Apenas 8 casos de vitiligo segmentar foram observados, cinco dos quais foram observados no grupo de pacientes com aparecimento na pré-puberdade. O sexo feminino (OR=2,3; 95% IC:1,5; 3,5), a presença de nevo halo (OR=2,2; 95% IC:1,1; 4,4) e o envolvimento da face (OR=1,9; 95% IC:1,2; 2,9) foram associados positivamente com o vitiligo de aparecimento na pré-puberdade. O stress, como fator de aparecimento, foi associado positivamente (OR=0,51; 95% IC: 0,3; 0,8) com o vitiligo de aparecimento na pós-puberdade.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Um possível viés em relação aos casos mais graves de vitiligo pode ser uma limitação, já que o estudo foi realizado em uma clínica especializada em vitiligo. Além disso, não se pode excluir a possibilidade de viés devido a lembranças incorretas.
CONCLUSÕES: Os dados deste estudo apresentam evidências clínicas de que o vitiligo se comporta quase sempre da mesma forma no grupo de aparecimento na pré-puberdade e no grupo de aparecimento na pós-puberdade. Entretanto, a representação mais alta de pacientes do sexo feminino, o maior envolvimento da face e o número mais alto de nevos halos foram observados no vitiligo de aparecimento na pré-puberdade, já o stress foi mais prevalente como um fator agravante nos pacientes com vitiligo de aparecimento na pós-puberdade.

Palavras-chave: Vitiligo; Stress, Psicológico; Nevus, Halo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações