Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 6
Investigação
Vitiligo com aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade: um estudo comparativo multivariado em 375 pacientes*
Prepubertal and postpubertal vitiligo: a multivariate comparative study in 375 patients*
Huma Khurrum1; Khalid M AlGhamdi2
1. Chefe de Pesquisas em Vitiligo, Faculdade de Medicina, King Saud University, – Riyadh, Arábia Saudita
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, King Saud University, – Riyadh, Arábia Saudita
Trabalho submetido em 13.06.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.08.2016
Suporte Financeiro: O projeto foi financiado por King Saud University, Vice Dean of Research Chairs.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Khurrum H, AlGhamdi K. Vitiligo com aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade: um estudo comparativo multivariado em 375 pacientes. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 816-20.
Correspondência:
Khalid M AlGhamdi
Vitiligo Research Chair, Dermatology Department, College of Medicine, King Saud University
11322 Riyadh, Saudi Arabia
E-mail: kmgderm@gmail.com
FUNDAMENTOS: O aparecimento do vitiligo durante a infância é comum. Os dados que comparam as associações clínicas do vitiligo com o aparecimento na pré-puberdade e na pós-puberdade em Árabes são limitados.
OBJETIVO: Comparar o perfil clínico do vitiligo com o aparecimento na pré e na pós-puberdade.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo observacional transversal. O questionário da Força Tarefa Europeia sobre o Vitiligo foi preenchido por cada um dos pacientes.
RESULTADOS: Este estudo incluiu um total de 375 pacientes; 199 tiveram vitiligo de aparecimento na pós-puberdade (>12 anos) e 176 tiveram vitiligo de aparecimento na pré-puberdade (<12 anos). Havia mais pacientes do sexo feminino no grupo com aparecimento na pré-puberdade (49%) do que no grupo com aparecimento na pós-puberdade (29%), p-valor <0,001. O grupo com aparecimento na pré-puberdade apresentava maior comprometimento do que o grupo com aparecimento na pós-puberdade (45% vs 30%, p=0,004). Apenas 8 casos de vitiligo segmentar foram observados, cinco dos quais foram observados no grupo de pacientes com aparecimento na pré-puberdade. O sexo feminino (OR=2,3; 95% IC:1,5; 3,5), a presença de nevo halo (OR=2,2; 95% IC:1,1; 4,4) e o envolvimento da face (OR=1,9; 95% IC:1,2; 2,9) foram associados positivamente com o vitiligo de aparecimento na pré-puberdade. O stress, como fator de aparecimento, foi associado positivamente (OR=0,51; 95% IC: 0,3; 0,8) com o vitiligo de aparecimento na pós-puberdade.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Um possível viés em relação aos casos mais graves de vitiligo pode ser uma limitação, já que o estudo foi realizado em uma clínica especializada em vitiligo. Além disso, não se pode excluir a possibilidade de viés devido a lembranças incorretas.
CONCLUSÕES: Os dados deste estudo apresentam evidências clínicas de que o vitiligo se comporta quase sempre da mesma forma no grupo de aparecimento na pré-puberdade e no grupo de aparecimento na pós-puberdade. Entretanto, a representação mais alta de pacientes do sexo feminino, o maior envolvimento da face e o número mais alto de nevos halos foram observados no vitiligo de aparecimento na pré-puberdade, já o stress foi mais prevalente como um fator agravante nos pacientes com vitiligo de aparecimento na pós-puberdade.
Palavras-chave: Vitiligo; Stress, Psicológico; Nevus, Halo
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841