Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 6
Investigação
Investigação da frequência de Demodex folliculorum em pacientes com síndrome do ovário policístico*
Investigation of Demodex folliculorum frequency in patients with polycystic ovary syndrome*
Ayla Eser1; Seval Erpolat2; Ikbal Kaygusuz1; Hatice Balci1; Aydin Kosus1
1. Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Faculdade e Medicina da Universidade Turgut Ozal – Ankara, Turquia
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade e Medicina da Universidade Turgut Ozal – Ankara, Turquia
Trabalho submetido em 16.05.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.08.2016
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Eser A, Erpolat S, Kaygusuz I, Balci H, Kosus A. Investigação da frequência de Demodex folliculorum em pacientes com síndrome do ovário policístico. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 812-5.
Correspondência:
Seval Erpolat
Alparslan Turkes street no. 57
Emek Ankara, Turkey
E-mail: soyoral@yahoo.com
FUNDAMENTOS: Os ácaros Demodex são ácaros que residem na unidade pilossebácea da pele e têm sido associados com doenças de pele.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de ácaros de Demodex folliculorum (D. folliculorum) em pacientes com síndrome do ovário policístico (SOP), além de examinar a relação entre a infestação por Demodex e a presença de acne e tipos de pelo oleosa ou seca em pacientes com SOP.
MÉTODOS: 41 pacientes com SOP e 47 indivíduos não portatores de SOP para controle foram incluídos no estudo. A SOP foi diagnosticada de acordo com os critérios de diagnóstico revistos do Grupo de Trabalho de Consenso sobre SOP ESHRE/ ASRM 2003 ESHRE/ASRM PCOS. O exame microscópico de ácaros de D. folliculorum foi realizado por biópsia superficial cutânea padronizada. O resultado foi considerado positivo quando havia mais de 5 ácaros por cm2.
RESULTADOS: O D. folliculorum foi positivo em 53,7% dos pacientes com SOP e em 31,9% do grupo não portador de SOP (p=0,052). A positividade do Demodex foi significativamente associada com a acne (p=0,003) e a pele oleosa (p=0,005) em pacientes com SOP, mas não nos controles.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: O presente estudo é limitado pelo número relativamente pequeno de indivíduos e a natureza observacional do estudo de design.
CONCLUSÃO: Os ácaros Demodex podem ter um papel na patogênese da acne em pacientes com SOP. O tratamento do Demodex pode aumentar a resposta ao tratamento da acne. Mais estudos são indicados.
Palavras-chave: Acaridae; Acne vulgar; Síndrome do ovário policístico
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841