Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 6

Investigação

Investigação da frequência de Demodex folliculorum em pacientes com síndrome do ovário policístico*

Investigation of Demodex folliculorum frequency in patients with polycystic ovary syndrome*


Ayla Eser1; Seval Erpolat2; Ikbal Kaygusuz1; Hatice Balci1; Aydin Kosus1


1. Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Faculdade e Medicina da Universidade Turgut Ozal – Ankara, Turquia
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade e Medicina da Universidade Turgut Ozal – Ankara, Turquia

Trabalho submetido em 16.05.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.08.2016
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Eser A, Erpolat S, Kaygusuz I, Balci H, Kosus A. Investigação da frequência de Demodex folliculorum em pacientes com síndrome do ovário policístico. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 812-5.

Correspondência:

Seval Erpolat
Alparslan Turkes street no. 57
Emek Ankara, Turkey
E-mail: soyoral@yahoo.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Os ácaros Demodex são ácaros que residem na unidade pilossebácea da pele e têm sido associados com doenças de pele.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de ácaros de Demodex folliculorum (D. folliculorum) em pacientes com síndrome do ovário policístico (SOP), além de examinar a relação entre a infestação por Demodex e a presença de acne e tipos de pelo oleosa ou seca em pacientes com SOP.
MÉTODOS: 41 pacientes com SOP e 47 indivíduos não portatores de SOP para controle foram incluídos no estudo. A SOP foi diagnosticada de acordo com os critérios de diagnóstico revistos do Grupo de Trabalho de Consenso sobre SOP ESHRE/ ASRM 2003 ESHRE/ASRM PCOS. O exame microscópico de ácaros de D. folliculorum foi realizado por biópsia superficial cutânea padronizada. O resultado foi considerado positivo quando havia mais de 5 ácaros por cm2.
RESULTADOS: O D. folliculorum foi positivo em 53,7% dos pacientes com SOP e em 31,9% do grupo não portador de SOP (p=0,052). A positividade do Demodex foi significativamente associada com a acne (p=0,003) e a pele oleosa (p=0,005) em pacientes com SOP, mas não nos controles.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: O presente estudo é limitado pelo número relativamente pequeno de indivíduos e a natureza observacional do estudo de design.
CONCLUSÃO: Os ácaros Demodex podem ter um papel na patogênese da acne em pacientes com SOP. O tratamento do Demodex pode aumentar a resposta ao tratamento da acne. Mais estudos são indicados.

Palavras-chave: Acaridae; Acne vulgar; Síndrome do ovário policístico



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações