Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 6

Investigação

Fototerapia com UV-B narrowband em dermatite atópica infantil: eficácia, segurança e seguimento pós-tratamento*

Narrowband UV-B phototherapy in childhood atopic dermatitis: efficacy and safety*


Surabhi Dayal1; Kalpana Pathak2; Priyadarshini Sahu1; Vijay Kumar Jain1


1. Departamento de Dermatologia, Venereologia e Leprologia do Pt B D Sharma, Post Graduate Institute of Medical Sciences, Rohtak – Haryana, Índia
2. Clínica Dermatológica– Ghaziabad, Índia

Trabalho submetido em 22.04.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.08.2016
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Dayal S, Pathak K, Sahu P, Jain VK. Fototerapia com UV-B narrowband em dermatite atópica infantil: eficácia, segurança e seguimento pós-tratamento. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 806-11.

Correspondência:

Surabhi Dayal
Department of Dermatology, Venereology and Leprology, Pt B D Sharma Post Graduate Institute of Medical Sciences
Rohtak 124001 Haryana, India
E-mail:surabhidayal7@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O UVB narrowband é o tratamento poupador de corticoide mais inovador na dermatite atópica (DA). Há estudos que demonstram a eficácia de UVB narrowband na dermatite atópica infantil, mas há falta de ensaios clínicos na literatura que determinem a duração da remissão. Desta forma, tentamos salientar sua eficácia, sua segurança e a eficácia pós-tratamento na dermatite atópica infantil.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia e segurança clínicas do UVB narrowband no tratamento da dermatite atópica infantil e a duração da remissão durante dois anos de acompanhamento pós-tratamento.
MÉTODOS: Trinta crianças (4-14 anos) com DA moderada a grave (índice de SCORAD>25) foram recrutadas durante 12 semanas. A fototerapia com UVB narrowband foi realizada duas vezes por semana em dias alternados durante três meses. O índice SCORAD foi calculado pelo mesmo dermatologista no início do estudo e nas sessões de tratamento 6, 12, 18 e 24. Os resultados secundários foram medidos usando-se escala analógica visual para o prurido e alterações do sono. Os pacientes também foram acompanhados por dois anos para saber a duração da remissão após o fim da terapia.
RESULTADOS: Houve uma redução significativa no índice de SCORAD na 6ª, 12ª, 18ª e 24ª sessão de tratamento em comparação ao valor basal. Esta melhoria na SCORAD também foi mantida durante os dois anos de período de seguimento pós-tratamento. Consequentemente, prurido e alterações do sono melhoraram significativamente desde o início até o final da terapia e até mesmo durante o 1º e o 2º anos de acompanhamento.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: Foi um ensaio clínico aberto, sem qualquer grupo controle.
CONCLUSÕES: UVB narrowband é uma modalidade eficaz e segura no tratamento da dermatite atópica infantil, com bom índice terapêutico e efeitos colaterais mínimos.

Palavras-chave: Dermatite atópica; Fototerapia; Prurido



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações