Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 6
Investigação
Fototerapia com UV-B narrowband em dermatite atópica infantil: eficácia, segurança e seguimento pós-tratamento*
Narrowband UV-B phototherapy in childhood atopic dermatitis: efficacy and safety*
Surabhi Dayal1; Kalpana Pathak2; Priyadarshini Sahu1; Vijay Kumar Jain1
1. Departamento de Dermatologia, Venereologia e Leprologia do Pt B D Sharma, Post Graduate Institute of Medical Sciences, Rohtak – Haryana, Índia
2. Clínica Dermatológica– Ghaziabad, Índia
Trabalho submetido em 22.04.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.08.2016
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Dayal S, Pathak K, Sahu P, Jain VK. Fototerapia com UV-B narrowband em dermatite atópica infantil: eficácia, segurança e seguimento pós-tratamento. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 806-11.
Correspondência:
Surabhi Dayal
Department of Dermatology, Venereology and Leprology, Pt B D Sharma Post Graduate Institute of Medical Sciences
Rohtak 124001 Haryana, India
E-mail:surabhidayal7@gmail.com
FUNDAMENTOS: O UVB narrowband é o tratamento poupador de corticoide mais inovador na dermatite atópica (DA). Há estudos que demonstram a eficácia de UVB narrowband na dermatite atópica infantil, mas há falta de ensaios clínicos na literatura que determinem a duração da remissão. Desta forma, tentamos salientar sua eficácia, sua segurança e a eficácia pós-tratamento na dermatite atópica infantil.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia e segurança clínicas do UVB narrowband no tratamento da dermatite atópica infantil e a duração da remissão durante dois anos de acompanhamento pós-tratamento.
MÉTODOS: Trinta crianças (4-14 anos) com DA moderada a grave (índice de SCORAD>25) foram recrutadas durante 12 semanas. A fototerapia com UVB narrowband foi realizada duas vezes por semana em dias alternados durante três meses. O índice SCORAD foi calculado pelo mesmo dermatologista no início do estudo e nas sessões de tratamento 6, 12, 18 e 24. Os resultados secundários foram medidos usando-se escala analógica visual para o prurido e alterações do sono. Os pacientes também foram acompanhados por dois anos para saber a duração da remissão após o fim da terapia.
RESULTADOS: Houve uma redução significativa no índice de SCORAD na 6ª, 12ª, 18ª e 24ª sessão de tratamento em comparação ao valor basal. Esta melhoria na SCORAD também foi mantida durante os dois anos de período de seguimento pós-tratamento. Consequentemente, prurido e alterações do sono melhoraram significativamente desde o início até o final da terapia e até mesmo durante o 1º e o 2º anos de acompanhamento.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: Foi um ensaio clínico aberto, sem qualquer grupo controle.
CONCLUSÕES: UVB narrowband é uma modalidade eficaz e segura no tratamento da dermatite atópica infantil, com bom índice terapêutico e efeitos colaterais mínimos.
Palavras-chave: Dermatite atópica; Fototerapia; Prurido
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841