Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 6

Investigação

Metilação e hidroximetilação global de DNA e em sítios específicos em pele humana exposta e não exposta à radiação solar*

Global and gene-specific DNA methylation and hydroxymethylation in human skin exposed and not exposed to sun radiation*


Mikaelly Batista da Silva; Alanne Rayssa da Silva Melo; Ludimila de Araújo Costa; Haline Barroso; Naila Francis Paulo de Oliveira


Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba (PB), Brasil

Trabalho submetido em 05.04.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.08.2016
Suporte Financeiro: Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da UFPB e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: da Silva MB, Melo ARS, Costa LA, Barroso H, de Oliveira NFP. Metilação e hidroximetilação global de DNA e em sítios específicos em pele humana exposta e não exposta à radiação solar. An Bras Dermatol. 2017;92(6): 798-805.

Correspondência:

Naila Francis Paulo de Oliveira
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Biologia Molecular Laboratório de Genética Molecular Humana
Cidade Universitária - Campus I
58051-900 João Pessoa, PB - Brasil
E-mail: nailafpo@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: o epigenoma pode ser influenciado por fatores ambientais levando ao desenvolvimento de doenças. objetivo: investigar a influência da exposição solar no perfil de metilação e hidroximetilação global de DNA e nos genes miR-9-1, miR-9-3 e MTHFR em amostras de pele humana.
MÉTODOS: amostras de pele foram obtidas por punch circular de área exposta e não exposta ao sol do braço de 24 cadáveres de ambos os sexos, com idade entre 16-89 anos, sem histórico de doenças de pele. O DNA foi extraído das peles classificadas como morena clara, morena média e morena escura, e a análise de metilação e hidroximetilação global e nos genes foi realizada por ELISA e PCR específica para metilação, respectivamente.
RESULTADOS: não foram detectadas diferenças nos níveis de metilação e hidroximetilação de DNA entre as áreas exposta e não exposta ao sol, em relação ao tipo de pele ou idade. Foram detectadas diferenças em relação ao gênero, em que as mulheres apresentaram nível de metilação global mais alto. O nível de metilação foi maior que o nível de hidroximetilação, sendo esses correlacionados no tecido da pele. Para sítios específicos, não foi detectada nenhuma diferença entre as áreas. Análises adicionais não detectaram diferenças no perfil de metilação quando foram considerados idade, gênero e tipo de pele.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: não houve separação da derme e epiderme e baixo tamanho amostral.
CONCLUSÃO: exposição ao sol não tem influência no perfil de metilação e hidroximetilação global do DNA ou nos genes miR-9-1, miR-9-3 e MTHFR para os tipos de pele estudados.

Palavras-chave: Epigenômica; Metilação de DNA; MicroRNAs; Pele; Radiação solar



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações