Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 4

Revisão

Pele sensível: revisão de um conceito em ascensão*

Sensitive skin: review of an ascending concept*


Ida Duarte1; Jéssica Eleonora P. S. Silveira2; Mariana de Figueiredo Silva Hafner1; Raquel Toyota2; Debora Midori M. Pedroso2


1. Clínica de Dermatologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil
2. Natura Inovação e Tecnologia Ltda. – São Paulo (SP), Brasil

Recebido em 02.06.2016
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.11.2016
Suporte Financeiro: Nenhum..
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Duarte IAG, Silveira JEPS, Hafner MFS, Toyota R, Pedroso DMM. Pele sensível: revisão de um conceito em ascensão. An Bras Dermatol. 2017;92(4):521-5.

Correspondência:

Ida Alzira Gomes Duarte
R. Wanderley, 1223/116
05011-001 - São Paulo, SP Brazil
Email: idaduarte@terra.com.br

 

Resumo

Pele sensível é uma condição caracterizada por sensações de pinicamento, ardor, queimação e prurido. Apesar de o diagnóstico, a fisiopatologia e o tratamento ainda estarem em discussão, estudos epidemiológicos têm sido realizados, demonstrando sua alta prevalência e seu impacto na qualidade de vida. A população brasileira também tem sido considerada nessas pesquisas. Cosméticos, mudanças climáticas e comprometimento da barreira cutânea são os fatores que mais contribuem para a hiper-reatividade cutânea. Na literatura científica, tem-se observado uma crescente atenção sobre esse tema. Esta revisão considera dados sobre a epidemiologia, fatores predisponentes, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.

Palavras-chave: Absorção cutânea; Aditivos em cosméticos; Cosméticos; Creme para a pele; Dermatite; Dermatite de contato; Dermatopatias; Higiene da pele; Hipersensibilidade; Tecnologia de cosméticos



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações