Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 4
Investigação
Psicopatologia e alexitimia em pacientes com psoríase*
Psychopathology and alexithymia in patients with psoriasis*
Panagiota Korkoliakou1; Vasiliki Efstathiou1; Ioanna Giannopoulou1; Christos Christodoulou1; Anargyros Kouris2; Dimitrios Rigopoulos2; Athanasios Douzenis1
1. Departamento de Psiquiatria, University of Athens Medical School, Attikon University General Hospital – Atenas, Grécia
2. Departmento def Dermatologia, University of Athens Medical School, Attikon University General Hospital – Atenas, Grécia
Recebido em 03.02.2016.
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.06.2016.
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Korkoliakou P, Efstathiou V, Giannopoulou I, Christodoulou C, Kouris A, Rigopoulos D, Douzenis A. Psicopatologia e alexitimia em pacientes com psoríase. An Bras Dermtatol. 2017;92(4):511-6
Correspondência:
Vasiliki Efstathiou
Department of Psychiatry, University of Athens Medical
School,"Attikon" University General Hospital
1 Rimini Street
12462 Athens, Greece
E-mail: v_efstathiou@hotmail.com
FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória cutânea crônica e recidivante que acarreta impacto psicossocial na vida dos pacientes.
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo investigar a psicopatologia em pacientes com psoríase com base em instrumento psicométrico válido, bem como verificar a relação entre psicopatologia e alexitimia.
MÉTODOS: 108 pacientes com psoríase foram incluídos no estudo. A psicopatologia foi avaliada com a Lista de Verificação de Sintomas-90 Revisada (SCL-90-R), e a alexitimia, com a Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-20). A severidade da doença foi clinicamente avaliada utilizando-se o Índice de Área e Severidade da Psoríase.
RESULTADOS: Quanto às dimensões psicopatológicas, pacientes do sexo feminino apresentaram níveis estatisticamente mais significantes de somatização, depressão, ansiedade, ansiedade fóbica e psicoticismo do que os homens. Pacientes com alexitimia apresentaram níveis estatisticamente mais significantes de somatização, sensibilidade interpessoal, ansiedade e ansiedade fóbica em relação aos pacientes não alexitímicos. A alexitimia correlacionou-se positivamente com somatização (r = 0,26, p < 0,01), sensibilidade interpessoal (r = 0,24, p < 0,05), depressão (r = 0,27, p < 0,01), ansiedade (r = 0,26, p < 0,01) e ansiedade fóbica (r = 0,26, p < 0,01). Além disso, a alexitimia também contribuiu para a predição dessas condições.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Amostra de estudo maior poderia produzir resultados mais seguros e generalizados. No entanto, até o presente momento, este foi o primeiro estudo a investigar várias dimensões psicopatológicas em pacientes com psoríase.
CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo indicam que a alexitimia e o sexo feminino foram associados a várias dimensões psicopatológicas em pacientes com psoríase. Pode-se sugerir que a alexitimia constitui fator importante no desenvolvimento de transtornos mentais entre pacientes com psoríase.
Palavras-chave: Ansiedade; Depressão; Emoções manifestas; Psoríase; Psicopatologia
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841