Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 3
Relato de Caso
Hanseníase virchowiana simulando artrite reumatoide - Relato de doença negligenciada*
Lepromatous leprosy simulating rheumatoid arthritis – Report of a neglected disease*
Tatiana Cristina Pedro Cordeiro de Andrade; Tábata Yamasaki Martins; Bruna Cortinóvis Vieira; Tatiane Meira Santiago; Cleverson Teixeira Soares; Jaison Antônio Barreto
Departamento de Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) – Bauru (SP), Brasil
Recebido em 23.11.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.02.2016
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Andrade TCPC, Martins TY, Vieira BC, Santiago TM, Soares CT, Barreto JA. Hanseníase virchowiana simulando artrite reumatoide - Relato de doença negligenciada. An Bras Dermatol. 2017;92(3):398-400.
Correspondência:
Tatiana Cristina Pedro Cordeiro de Andrade
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 225/226
17034-971 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: tatianap.andrade@gmail.com
O Brasil apresenta o segundo maior número de casos de hanseníase no mundo; mesmo assim, o diagnóstico tardio é frequente. Relata-se caso de paciente masculino com dor e perda de sensibilidade em mãos e pés há seis anos, com fator reumatoide e anticardiolipinas positivos, em tratamento de artrite reumatoide há cinco anos. Ao exame, infiltração cutânea difusa e face leonina, características de hanseníase virchowiana. Autoanticorpos, como fator reumatoide e anticardiolipinas, são marcadores de doenças autoimunes reumáticas, mas sua positividade também é descrita na hanseníase. Relata-se o caso com o objetivo de alertar os profissionais de saúde a pensar em hanseníase, mesmo em áreas onde a doença é considerada eliminada como problema de saúde pública, evitando interpretações erradas de achados sorológicos e ausência de diagnóstico.
Palavras-chave: Artrite reumatoide; Fator reumatoide; Hanseníase; Mycobacterium leprae
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841