Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 3

Investigação

Uma nova TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica no tratamento da acne vulgar em modelo de coelho: maior segurança e tolerabilidade*

A new optical intra-tissue fiber irradiation ALA-PDT in the treatment of acne vulgaris in rabbit model: improved safety and tolerability*


Qian Wang1; Can Jiang2; Wei Liu1; Jin Chen1; Xinyu Lin1; Xiangning Huang3; Xiling Duan1


1. Instituto de Dermatologia e Venereologia, Academia de Ciências Médicas de Sichuan & Hospital Popular Provincial de Sichuan – Chengdu, China
2. Faculdade de Medicina Clínica, Southwest Medical University – Luzhou, China
3. Departamento de Laboratório Clínico, Academia de Ciências Médicas de Sichuan & Hospital Popular Provincial de Sichuan – Chengdu, China

Recebido em 01.01.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.05.2016
Suporte financeiro: Este estudo foi apoiado pela Comissão de Saúde e Planejamento Familiar da província de Sichuan (150222)
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Liu W, Wang Q, Jiang C, Chen J, Lin X, Huang X, Duan X. Uma nova TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica no tratamento da acne vulgar em modelo de coelho: maior segurança e tolerabilidade. An Bras Dermatol. 2017;92(3):355-60.

Correspondência:

Wei Liu
Sichuan Academy of Medical Sciences & Sichuan Provincial People's Hospital
No. 32, Western 2nd Section
1st Ring Road, Chengdu City
610072 Sichuan Province, China
Email: lwlucky622@163.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A terapia fotodinâmica com ácido aminolevulínico tópico (TFD-ALA) tem sido considerada eficaz no tratamento da acne vulgar. No entanto, eventos adversos ocorrem durante e após o tratamento.
OBJETIVOS: Comparar a eficácia e a tolerabilidade de TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica (optical intra-tissue fiber irradiation - OFI) versus TFD-ALA tradicional no tratamento de acne vulgar em modelo de coelho.
MÉTODOS: Vinte e cinco coelhos de grau limpo foram utilizados. Vinte coelhos foram selecionados aleatoriamente para estabelecer o modelo de acne e os outros 5 foram usados como controle. Os coelhos do grupo de modelo (40 orelhas) foram subdivididos em 4 grupos (10 orelhas/ grupo): I, TFD-ALA-OFI com a cabeça de fibra ótica inserida na lesão-alvo (intratecidual); II, grupo TFD-ALA tradicional; III, grupo OFI; IV, grupo controle em branco sem qualquer tratamento. Sintomas desconfortáveis, eventos adversos e taxas de efetividade foram registrados nos dias 14, 30 e 45 do pós-tratamento.
RESULTADOS: No dia 14 pós-tratamento, a taxa de efetividade no grupo TFD-ALA-OFI foi obviamente maior do que nos outros três grupos (P<0,05). No entanto, não foram observados efeitos superiores no grupo TFD-ALA-OFI nos dias 30 e 45. Durante o período de tratamento, as frequências de sintomas desconfortáveis no grupo TFD-ALA foram obviamente superiores às dos outros três grupos (P<0,05). A taxa de eventos adversos no grupo TFD-ALA-OFI foi obviamente menor que a do grupo TFD-ALA (P<0,05).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O não cegamento do estudo e os modelos animais temporários de acne induzida podem dificultar a avaliação e monitoramento dos resultados, e estudos futuros ainda são necessários para esclarecer mais o assunto.
CONCLUSÕES: O grupo TFD-ALA-OFI (irradiação intratecidual) não mostrou eficácia no tratamento da acne na orelha de coelho, mas apresentou maior segurança e melhor tolerabilidade.

Palavras-chave: Acne vulgar; Segurança; Resultado do tratamento



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações