Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 3
Investigação
Uma nova TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica no tratamento da acne vulgar em modelo de coelho: maior segurança e tolerabilidade*
A new optical intra-tissue fiber irradiation ALA-PDT in the treatment of acne vulgaris in rabbit model: improved safety and tolerability*
Qian Wang1; Can Jiang2; Wei Liu1; Jin Chen1; Xinyu Lin1; Xiangning Huang3; Xiling Duan1
1. Instituto de Dermatologia e Venereologia, Academia de Ciências Médicas de Sichuan & Hospital Popular Provincial de Sichuan – Chengdu, China
2. Faculdade de Medicina Clínica, Southwest Medical University – Luzhou, China
3. Departamento de Laboratório Clínico, Academia de Ciências Médicas de Sichuan & Hospital Popular Provincial de Sichuan – Chengdu, China
Recebido em 01.01.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.05.2016
Suporte financeiro: Este estudo foi apoiado pela Comissão de Saúde e Planejamento Familiar da província de Sichuan (150222)
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Liu W, Wang Q, Jiang C, Chen J, Lin X, Huang X, Duan X. Uma nova TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica no tratamento da acne vulgar em modelo de coelho: maior segurança e tolerabilidade. An Bras Dermatol. 2017;92(3):355-60.
Correspondência:
Wei Liu
Sichuan Academy of Medical Sciences & Sichuan Provincial People's Hospital
No. 32, Western 2nd Section
1st Ring Road, Chengdu City
610072 Sichuan Province, China
Email: lwlucky622@163.com
FUNDAMENTOS: A terapia fotodinâmica com ácido aminolevulínico tópico (TFD-ALA) tem sido considerada eficaz no tratamento da acne vulgar. No entanto, eventos adversos ocorrem durante e após o tratamento.
OBJETIVOS: Comparar a eficácia e a tolerabilidade de TFD-ALA por irradiação intratecidual com fibra ótica (optical intra-tissue fiber irradiation - OFI) versus TFD-ALA tradicional no tratamento de acne vulgar em modelo de coelho.
MÉTODOS: Vinte e cinco coelhos de grau limpo foram utilizados. Vinte coelhos foram selecionados aleatoriamente para estabelecer o modelo de acne e os outros 5 foram usados como controle. Os coelhos do grupo de modelo (40 orelhas) foram subdivididos em 4 grupos (10 orelhas/ grupo): I, TFD-ALA-OFI com a cabeça de fibra ótica inserida na lesão-alvo (intratecidual); II, grupo TFD-ALA tradicional; III, grupo OFI; IV, grupo controle em branco sem qualquer tratamento. Sintomas desconfortáveis, eventos adversos e taxas de efetividade foram registrados nos dias 14, 30 e 45 do pós-tratamento.
RESULTADOS: No dia 14 pós-tratamento, a taxa de efetividade no grupo TFD-ALA-OFI foi obviamente maior do que nos outros três grupos (P<0,05). No entanto, não foram observados efeitos superiores no grupo TFD-ALA-OFI nos dias 30 e 45. Durante o período de tratamento, as frequências de sintomas desconfortáveis no grupo TFD-ALA foram obviamente superiores às dos outros três grupos (P<0,05). A taxa de eventos adversos no grupo TFD-ALA-OFI foi obviamente menor que a do grupo TFD-ALA (P<0,05).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O não cegamento do estudo e os modelos animais temporários de acne induzida podem dificultar a avaliação e monitoramento dos resultados, e estudos futuros ainda são necessários para esclarecer mais o assunto.
CONCLUSÕES: O grupo TFD-ALA-OFI (irradiação intratecidual) não mostrou eficácia no tratamento da acne na orelha de coelho, mas apresentou maior segurança e melhor tolerabilidade.
Palavras-chave: Acne vulgar; Segurança; Resultado do tratamento
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841