Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 3
Investigação
Estudo dos níveis séricos e expressão cutânea da proteína S100B na psoríase*
Study of serum levels and skin expression of S100B protein in psoriasis*
Samar Abdallah M. Salem1; Ekramy Ahmed El-Khateeb1; Mervat Harvy2; Hanaa Mohamed El-Sayed Emam3; Wafaa Abdelaal4; Reham El Nemr4; Omneya Osama El- Hagry3
1. Departamento de Dermatologia e Venereologia, Universidade Ain Shams – Cairo, Egito
2. Departamento de Bioquímica Médica, Centro Nacional de Pesquisa – Gizé, Egito
3. Departamento de Dermatologia e Venereologia, Centro Nacional de Pesquisa – Gizé, Egito
4. Departamento de Patologia, Centro Nacional de Pesquisa – Gizé, Egito
Recebido em 12.08.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.05.2016
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Salem SAM, El-Khateeb EA, Harvy M, Emam HME, Abdelaal W, El Nemr R, El-Hagry OO. Estudo dos níveis séricos e expressão cutânea da proteína S100B na psoríase. An Bras Dermatol. 2017;92(3):327-32.
Correspondência:
Samar Abdallah M. Salem
Dermatology & Venereology Department - Faculty of Medicine
Ain Shams University, Abbasseya Square, Cairo, Egypt
E-mail: smousasalem@yahoo.com
FUNDAMENTOS: A proteína S100B apresenta-se elevada no soro de pacientes com psoríase, sem avaliação prévia de sua expressão cutânea, em contraste com a proteína S100, estudada extensivamente.
OBJETIVO: Avaliar o nível sérico e a expressão cutânea da S100B na psoríase para analisar seu possível envolvimento na patogênese da doença.
MÉTODOS: O nível sérico da proteína S100B foi estimado em 40 pacientes com psoríase de diferentes variedades clínicas e em 10 controles saudáveis. A expressão da proteína S100B foi avaliada imuno-histoquimicamente na pele lesional e não lesional de pacientes e na pele normal dos controles. A relação com a gravidade da doença também foi avaliada.
RESULTADOS: O nível sérico da proteína S100B foi significativamente maior nos pacientes com psoríase (0,15±0,03µg/l) do que nos controles (0,03±0,007µg/l) (valor P <0,001), sem correlação significativa com o escore PASI. Na comparação dos graus de expressão na pele da proteína S100B em biópsias cutâneas lesionais e não lesionais, foi encontrada diferença estatisticamente significativa (P = 0,046) com maior porcentagem de expressão cutânea da proteína S100B (60%) em pele não lesional do que em lesional (42%). Todas as biópsias de controle mostraram expressão negativa.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Tamanho da amostra relativamente pequeno com uma gama limitada de escores PASI baixos.
CONCLUSÃO: Este estudo indica uma possível ligação entre psoríase e proteína S100B, com maior expressão sorológica e cutânea em pacientes com psoríase do que em controles.
Palavras-chave: Imunohistoquímica; Psoríase; Proteínas S100
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841