Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 3
Investigação
Características clínicas de psoríase pustulosa generalizada do tipo von Zumbusch em crianças: um estudo retrospectivo de 26 pacientes no sudoeste da China*
Clinical features of von Zumbusch type of generalized pustular psoriasis in children: a retrospective study of 26 patients in southwestern China*
Qian Wang; Wei Liu; Lixia Zhang
Instituto de Dermatologia e Venereologia, Academia de Ciências Médicas de Sichuan e Hospital Popular Provincial de Sichuan, Chengdu, China
Recebido em 01.01.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.05.2016
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Wang Q, Liu W, Zhang L. Características clínicas de psoríase pustulosa generalizada do tipo von Zumbusch em crianças: um estudo retrospectivo de 26 pacientes no sudoeste da China. An Bras Dermatol. 2017;92(3):323-6.
Correspondência:
Wei Liu
No. 32, Western 2nd Section, 1st Ring Road Chengdu,
610072 Sichuan Province China
E-mail: lwlucky622@163.com
FUNDAMENTOS: A psoríase pustulosa generalizada do tipo von Zumbusch é uma variante rara da psoríase em crianças. Pode ocorrer em pacientes com ou sem psoríase vulgar.
OBJETIVO: O objetivo do estudo foi discutir os fatores precipitantes, as manifestações clínicas, os dados laboratoriais e a terapia da psoríase pustulosa generalizada do tipo von Zumbusch em crianças do sudoeste da China, e melhorar o diagnóstico e o nível de tratamento.
MÉTODOS: Foi realizada uma análise retrospectiva de pacientes internados com idade inferior a 14 anos com psoríase pustulosa generalizada do tipo von Zumbusch em nosso serviço de 2005 a 2014.
RESULTADOS: Foram incluídos 26 pacientes, dos quais, quatro (15,38%) tinham história prévia de psoríase vulgar e um (3,85%), antecedente de psoríase artropática. A idade média de início foi de 6,9 anos. A distribuição de gênero foi equivalente. A incidência da doença no verão e outono foi maior do que no inverno e na primavera. Dezenove (73,08%) casos foram desencadeados por infecção, dois (7,69%) casos foram causados por interrupção súbita do uso sistêmico de corticosteroide. Vinte e quatro (92,31%) casos apresentavam febre concomitante. A lesão inicial manifestou-se como pústulas estéreis não foliculares sobre eritema. Dezesseis pacientes responderam bem à acitretina, 11 a Tripterygium wilfordii Hook F (TwHF), dois à ciclosporina e um ao metotrexato. Limitações do estudo: Este trabalho é retrospectivo e o número de casos é pequeno.
CONCLUSÃO: A psoríase pustular generalizada do tipo von Zumbusch é uma doença rara em crianças, a infecção é o fator precipitante mais comum, acitretina é a terapia de primeira linha, e a medicina tradicional chinesa com TwHF também pode ser utilizada.
Palavras-chave: Criança; Diagnóstico; Terapia farmacológica; Psoríase
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841