Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 75 Número 6
Investigação
Variações do pH dos sabonetes e indicações para sua utilização na pele normal e na pele doente
Variations in the pH of soaps and indications for its use in normal and diseased skin
OKSANA MARIA VOLOCHTCHUK1, ANDREA PAULA CURCIO FADEL1, TATIANE DE ALMEIDA2, ERIKA MEGUMI FUJITA1, MARIAM PATRÍCIA AUADA3, LEIDE PAROLIN MARINONI4
1Acadêmicas de medicina - UFPR.
2Pós-graduanda de Oftalmologia - HC / UFPR.
3Pós-graduanda de Dermatologia - UNICAMP.
4Chefe Serviço de Dermatologia Pediátrica, Departamento de Pediatria - HC / UFPR.
Recebido em 01.10.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.10.2000. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia Pediátrica e no Departamento de Pediatria, Hospital de Clínicas, Universidade Federal do Paraná.
Correspondência:
Leide Parolin Marinoni
Dep. de Pediatria - Serviço de Dermatopediatria
Rua General Carneiro, 181 / 14 andar
Curitiba PR 80060-900
Tel/Fax: (41) 360-1800 ramal 6494
*FUNDAMENTOS* - Preconiza-se o uso de sabonetes com pH ácido ou neutro porque não interferem na microflora cutânea e são menos irritantes. *OBJETIVOS* - Revisar na literatura a ação do pH de sabonetes na pele e determinar o pH dos produtos disponíveis no comércio. *MATERIAL E MÉTODOS* - Analisou-se o pH de 68 sabonetes (42 adultos e 26 infantis), em barra e líquido, por meio de pHmetro e fita reativa, em iguais condições ambientais e água potável (pH 5,2) como solvente. Neste estudo o nível de significância mínimo adotado foi de 5%. *RESULTADOS* - Houve correspondência entre os métodos de aferição do pH. Dos sabonetes para adultos, 30 eram em barra e 12 líquidos. Dos sabonetes em barra, 29 apresentaram pH variando entre nove e 10 e, dos líquidos, seis pH<6,9. Dos infantis, 23 eram em barra e três líquidos. Dos sabonetes em barra, um apresentou pH<6,9, e os demais, pH>8. Dos líquidos, um sabonete apresentou pH variando entre 7 e 7,9 e dois entre 6 e 6,9. *CONCLUSÃO* - Os sabonetes neutros ou ácidos têm-se tornado uma real alternativa para doenças dermatológicas e para a pele sadia. Portanto, é importante o conhecimento desses conceitos para melhor aplicação na prática médica diária.
Palavras-chave: DETERGENTES., CONCENTRAÇÃO DE ÍONS DE HIDROGÊNIO, SABÕES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841