Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 92 Número 2

Investigação

Prevalência e fatores associados ao uso de protetor solar em grupo de risco para o câncer da pele em Teresina, Piauí*

Prevalence of photoprotection and its associated factors in risk group for skin cancer in Teresina, Piauí*


Fernanda Ayres de Morais e Silva Cardoso1; Gerardo Vasconcelos Mesquita1,2; Viriato Campelo2,3; Maria do Carmo de Carvalho e Martins1,2; Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida1; Regina Silva Rabelo2; Amanda Eugênia Almeida Rocha4; Jadson Lener Oliveira dos Santos5


1. Centro Universitário Uninovafapi - Teresina (PI), Brasil
2. Universidade Federal do Piauí (Ufpi) - Teresina (PI), Brasil
3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas (SP), Brasil
4. Universidade de Pernambuco (UPE) - Petrolina (PE), Brasil
5. Faculdade Facid-DeVry - Teresina (PI), Brasil

Recebido em 11.06.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 11.11.2015
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Cardoso FAMS, Mesquita GV, Campelo V, Martins MCC, Almeida CAPL, Rabelo RS, Rocha AEA, Santos JLO. Prevalência e fatores associados ao uso de protetor solar em grupo de risco para o câncer da pele em Teresina, Piauí. An Bras Dermatol. 2017;92(2):207-12.

Correspondência:

Fernanda Ayres de Morais e Silva Cardoso
Rua Anfrísio Lobão, 1.415, ap. 1.101 - Jockey
64048-230 - Teresina - PI Brasil
Email: fernandaayres@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A incidência do câncer da pele tem aumentado mundialmente, em particular as taxas de melanoma, com aumento médio de 2,6% por ano nos últimos 10 anos. O consenso existente sobre a relação entre a exposição prolongada e crônica ao sol e o surgimento dessas neoplasias faz com que vários trabalhadores que exercem suas atividades expostos à radiação solar - entre eles os agentes comunitários de saúde - formem um grupo de risco para o desenvolvimento do câncer cutâneo.
OBJETIVOS: Analisar a prevalência e os fatores associados ao uso de protetor solar em grupo de risco para o câncer da pele.
MÉTODOS: Estudo transversal com agentes comunitários de saúde selecionados por amostragem casual simples. Depois da coleta dos dados por meio de entrevista semiestruturada, realizou-se análise descritiva para as variáveis qualitativas; análise bivariada na verificação da associação entre o uso do fotoprotetor e as variáveis sociodemográficas, ocupacionais e de conhecimento sobre a pele; e análise multivariada para as variáveis independentes associadas ao uso do fotoprotetor. Foi utilizado o nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Dos 261 agentes de saúde selecionados, 243 participaram do estudo. A prevalência do uso do protetor solar nesses indivíduos foi de 34,2% (IC95%: 28,2-40,2). Os fatores associados ao uso da fotoproteção foram sexo feminino, faixa etária elevada, uso de protetor solar em situações nas quais a pele ficou ardida, conhecimento dos efeitos negativos do sol sobre a pele e antecedentes de câncer da pele.
CONCLUSÕES: A prevalência encontrada revela a necessidade da implementação de estratégias de educação em saúde em relação à fotoproteção.

Palavras-chave: Neoplasias cutâneas; Prevenção primária; Protetores solares



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações