Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 92 Número 2

Investigação

Hidradenite supurativa: estudo epidemiológico dos casos diagnosticados em unidade de referência em dermatologia em Bauru-SP de 2005 a 2015*

Hidradenitis suppurativa: epidemiological study of cases diagnosed at a dermatological reference center in the city of Bauru, in the Brazilian southeast State of São Paulo, between 2005 and 2015*


Tatiana Cristina Pedro Cordeiro de Andrade; Bruna Cortinóvis Vieira; Agnes Mayumi Nakano Oliveira; Tábata Yamasaki Martins; Tatiane Meira Santiago; Antônio Carlos Ceribelli Martelli


Departamento de Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) - Bauru (SP), Brasil

Recebido em 18.01.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.03.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Andrade TCPC, Vieira BC, Oliveira AMN, Martins TY, Santiago TM, Martelli ACC. Hidradenite supurativa: estudo epidemiológico dos casos diagnosticados em unidade de referência em dermatologia em Bauru-SP de 2005 a 2015. An Bras Dermatol. 2017;92(2):197-200.

Correspondência:

Tatiana Cristina Pedro Cordeiro de Andrade
Rua Dr. Plinio Barreto 173, apto 21A, Bela Vista
01313-020 - São Paulo - SP Brasil
Email: tatianap.andrade@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Hidradenite é uma doença inflamatória crônica dos folículos pilosos. Seu tratamento adequado é necessário devido à cronicidade e às diversas alterações psicológicas que os pacientes apresentam.
OBJETIVO: Investigar aspectos epidemiológicos e elaborar perfil de grupo de risco, fomentar o diagnóstico precoce e contribuir para o entendimento da doença.
MÉTODOS: Trata-se de estudo transversal e descritivo, com análise retrospectiva de prontuários de 194 pacientes com diagnóstico de hidradenite em unidade terciária de referência em dermatologia na cidade de Bauru (SP) entre 2005 e 2015.
RESULTADOS: O sexo feminino correspondeu a 74% dos casos. A idade ao diagnóstico variou de 10 a 67 anos, sendo que a maioria encontrava-se na 3ª e 4ª décadas de vida. Ocorreu associação com diabetes mellitus em 33%, obesidade em 55% e tabagismo em 61%. O tempo médio entre o aparecimento da doença e o diagnóstico foi de 9 anos. O estágio de Hurley II foi o mais comum ao diagnóstico. A opção terapêutica mais utilizada em Hurley I e II foi antibiótico sistêmico, e, em Hurley III, foi cirurgia.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A principal limitação do estudo é seu modelo retrospectivo, pois não permite a verdadeira confirmação clínica da doença pelos investigadores.
CONCLUSÃO: Delineou-se o seguinte perfil: mulheres, caucasianas, entre 3ª e 4ª décadas de vida, associado a obesidade, tabagismo, diagnóstico tardio e múltiplas modalidades terapêuticas possíveis. Destaca-se a importância de estudos como este que identifica grupos de risco e favorece o diagnóstico precoce.

Palavras-chave: Epidemiologia; Hidradenite; Hidradenite supurativa



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações