Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 2
Investigação
Terapia combinada com butirato e ácido docosa-hexaenoico para a fibrogênese do queloide: estudo in vitro*
Combination therapy with butyrate and docosahexaenoic acid for keloid fibrogenesis: an in vitro study*
Kazuhiro Torii1; Noriaki Maeshige1, 2; Michiko Aoyama-Ishikawa1; Makoto Miyoshi1; Hiroto Terashi3; Makoto Usami1,4
1. Divisão de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Biofísica da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
2. Departamento de Ciências da Reabilitação da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
3. Departamento de Cirurgia Plástica da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
4. Departamento de Nutrição do Hospital da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
Recebido em 14.04.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.08.2016
Suporte financeiro: este trabalho foi apoiado pelos fundos KAKENHI da JSPS, número de concessão 23592648
Conflito de interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Torii K, Maeshige N, Aoyama-Ishikawa M, Miyoshi M, Terashi H, Usami M. Terapia combinada com butirato e ácido docosa-hexaenoico para a fibrogênese do queloide: estudo in vitro. An Bras Dermatol. 2017;92(2):185-91.
Correspondência:
Noriaki Maeshige
Tomogaoka 7-10-2 Suma-ku
Kobe, Japan
Email: nmaeshige@pearl.kobe-u.ac.jp
FUNDAMENTOS: Ainda não foi estabelecido um único regime terapêutico eficaz para queloides, e espera-se o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. O butirato, um ácido graxo de cadeia curta, e o ácido docosa-hexaenoico (DHA), um ácido graxo poli-insaturado ω-3, desempenham múltiplos papéis anti-inflamatórios e anticancerígenos por meio de seus respectivos mecanismos de ação.
OBJETIVO: Neste estudo, avaliamos os efeitos antifibrogênicos de seu uso único e combinado em fibroblastos de queloides.
MÉTODOS: Os fibroblastos dos queloides foram tratados com butirato (0-16 mM) e/ou DHA (0-100 µM) por 48 ou 96 horas.
RESULTADOS: o butirato provocou a inibição da proliferação celular, inibição das expressões da actina do múculo liso alfa (α-SMA), do colágeno tipo III, dos receptores tipo I dos fatores de transformação do crescimento TGF-β1 e TGF-β, e elevação da prostaglandine E2 com aumento da expressão da ciclo-oxigenase-1 e indução da acetilação de histonas. O DHA inibiu a expressão dos receptores α-SMA, colágeno tipo III e TGF-β tipo I. Já a combinação butirato/DHA aumentou os efeitos antifibrogênicos, resultando em inibição adicional das expressões de α-SMA e colágeno dos tipos I e III, com forte destruição de fibras de estresse e indução da apoptose. Além disso, a combinação butirato/DHA inibiu a expressão da ciclo-oxigenase 2, sugerindo um efeito anti-inflamatório mais forte do que cada monoterapia.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A ativação do tecido queloide é afetada não apenas por fibroblastos, mas também por células epiteliais e células imunes. A avaliação dos efeitos do butirato e do DHA nessas células ou num estudo in vivo é necessária.
CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que o butirato e o DHA têm efeitos antifibrogênicos nos fibroblastos dos queloides e que podem exercer efeitos terapêuticos para o queloide.
Palavras-chave: Ácidos docosa-hexaenoicos; Butiratos; Fibroblastos; Fibrose; Queloide; Prostaglandinas E
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841