Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 92 Número 2

Investigação

Terapia combinada com butirato e ácido docosa-hexaenoico para a fibrogênese do queloide: estudo in vitro*

Combination therapy with butyrate and docosahexaenoic acid for keloid fibrogenesis: an in vitro study*


Kazuhiro Torii1; Noriaki Maeshige1, 2; Michiko Aoyama-Ishikawa1; Makoto Miyoshi1; Hiroto Terashi3; Makoto Usami1,4


1. Divisão de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Biofísica da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
2. Departamento de Ciências da Reabilitação da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
3. Departamento de Cirurgia Plástica da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Kobe - Kobe, Japão
4. Departamento de Nutrição do Hospital da Universidade de Kobe - Kobe, Japão

Recebido em 14.04.2016
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.08.2016
Suporte financeiro: este trabalho foi apoiado pelos fundos KAKENHI da JSPS, número de concessão 23592648
Conflito de interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Torii K, Maeshige N, Aoyama-Ishikawa M, Miyoshi M, Terashi H, Usami M. Terapia combinada com butirato e ácido docosa-hexaenoico para a fibrogênese do queloide: estudo in vitro. An Bras Dermatol. 2017;92(2):185-91.

Correspondência:

Noriaki Maeshige
Tomogaoka 7-10-2 Suma-ku
Kobe, Japan
Email: nmaeshige@pearl.kobe-u.ac.jp

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Ainda não foi estabelecido um único regime terapêutico eficaz para queloides, e espera-se o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. O butirato, um ácido graxo de cadeia curta, e o ácido docosa-hexaenoico (DHA), um ácido graxo poli-insaturado ω-3, desempenham múltiplos papéis anti-inflamatórios e anticancerígenos por meio de seus respectivos mecanismos de ação.
OBJETIVO: Neste estudo, avaliamos os efeitos antifibrogênicos de seu uso único e combinado em fibroblastos de queloides.
MÉTODOS: Os fibroblastos dos queloides foram tratados com butirato (0-16 mM) e/ou DHA (0-100 µM) por 48 ou 96 horas.
RESULTADOS: o butirato provocou a inibição da proliferação celular, inibição das expressões da actina do múculo liso alfa (α-SMA), do colágeno tipo III, dos receptores tipo I dos fatores de transformação do crescimento TGF-β1 e TGF-β, e elevação da prostaglandine E2 com aumento da expressão da ciclo-oxigenase-1 e indução da acetilação de histonas. O DHA inibiu a expressão dos receptores α-SMA, colágeno tipo III e TGF-β tipo I. Já a combinação butirato/DHA aumentou os efeitos antifibrogênicos, resultando em inibição adicional das expressões de α-SMA e colágeno dos tipos I e III, com forte destruição de fibras de estresse e indução da apoptose. Além disso, a combinação butirato/DHA inibiu a expressão da ciclo-oxigenase 2, sugerindo um efeito anti-inflamatório mais forte do que cada monoterapia.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A ativação do tecido queloide é afetada não apenas por fibroblastos, mas também por células epiteliais e células imunes. A avaliação dos efeitos do butirato e do DHA nessas células ou num estudo in vivo é necessária.
CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que o butirato e o DHA têm efeitos antifibrogênicos nos fibroblastos dos queloides e que podem exercer efeitos terapêuticos para o queloide.

Palavras-chave: Ácidos docosa-hexaenoicos; Butiratos; Fibroblastos; Fibrose; Queloide; Prostaglandinas E



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações