Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 2
Investigação
Características clínico-laboratoriais, estadiamento e desfecho de indivíduos com sarcoma de Kaposi associado à Aids em hospital universitário*
Clinical and laboratory characteristics, staging, and outcomes of individuals with AIDS-associated Kaposi's sarcoma at an university hospital*
Catarina Tenório de Lima1; Paulo Sérgio Ramos de Araújo2,3; Heberton Medeiros de Teixeira4,5; Josemir Belo dos Santos2,6; Vera Magalhães da Silveira2
1. Serviço de Comissão e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Barão de Lucena - Recife (PE), Brasil
2. Departamento de Medicina Tropical - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife (PE), Brasil
3. Centro de Pesquisas Ageu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM-Fiocruz) - Recife (PE), Brasil
4. Departamento de Oncologia Clínica - Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco - Recife (PE), Brasil
5. Departamento de Oncologia Clínica - Hospital Barão de Lucena - Recife (PE), Brasil
6. Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) - Recife (PE), Brasil
Recebido em 14.11.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 06.04.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Lima CT, Araújo PSR, Teixeira HM, Santos JB, Silveira VM. Características clínico-laboratoriais, estadiamento e desfecho de indivíduos com sarcoma de Kaposi associado à Aids em hospital universitário. An Bras Dermatol. 2017;92(2):173-7.
Correspondência:
Catarina Tenório de Lima
Av. Prof. Moraes Rego, 1.235 Cidade Universitária
50670-901 - Recife - PE Brasil
Email: catarina_tl@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: O sarcoma de Kaposi continua sendo a neoplasia mais comum associada ao vírus da imunodeficiência humana, com considerável morbidade e mortalidade.
OBJETIVO: Descrever características clínico-laboratoriais, estadiamento inicial e desfecho do sarcoma de Kaposi em pacientes vivendo com HIV/Aids atendidos em hospital universitário de Recife, Pernambuco.
MÉTODOS: Estudo descritivo com caráter analítico, retrospectivo, tipo série de casos, realizado no período de 2004-2014.
RESULTADOS: Dos 22 pacientes incluídos no estudo, 20 eram do sexo masculino e com menos de 40 anos de idade (72,7%). As lesões cutâneas foram as mais encontradas (90%), e houve acometimento de órgãos internos em metade dos 22 pacientes estudados. Apenas sete (31,8%), dos 22 pacientes, faziam uso de terapia antirretroviral na ocasião do diagnóstico de sarcoma de Kaposi, e o estadiamento inicial da doença foi classificado como de alto risco (Aids Clinical Trials Group Oncology Committee) em 19 dos 22 pacientes (86,4%). Quanto ao tratamento do sarcoma de Kaposi, 17/22 pacientes (77,3%) realizaram tratamento com quimioterapia mais terapia antirretroviral, e 5/22 pacientes à terapia antirretroviral exclusiva. Da totalidade de indivíduos estudados, oito morreram (36,5%), sendo que 87,5% ao fim do primeiro ano após o diagnóstico da neoplasia.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: Sem grupo controle, não pode ser usado para gerar hipóteses.
CONCLUSÕES: A despeito do diagnóstico tardio do sarcoma de Kaposi associado à Aids na população estudada, inclusive com risco desfavorável no momento do estadiamento, observou-se mortalidade menor do que a relatada em outros estudos e que pode estar relacionada ao acesso a serviço de saúde especializado.
Palavras-chave: HIV; Neoplasias; Sarcoma de Kaposi; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841