Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 2
Investigação
Aumento da aldeído-desidrogenase 1 salivar no líquen plano oral não reticular*
Increased salivary aldehyde dehydrogenase 1 in non-reticular oral lichen planus*
Arash Mansourian1; Najmeh Shanbehzadeh2; Seyed Javad Kia3; Mahdieh-Sadat Moosavi4
1. Departamento de Medicina Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ciências Médicas de Teerã - Teerã, Irã
2. Departamento de Medicina Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ciências Médicas de Hormozgan - Bandar Abbas, Irã
3. Departamento de Medicina Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ciências Médicas de Guilan - Rasht, Irã
4. Centro de Pesquisa Odontológica do Departamento de Medicina Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ciências Médicas de Teerã - Teerã, Irã
Recebido em 24.07.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 27.03.2016
Suporte financeiro: Centro de Pesquisa Odontológica do Departamento de Medicina Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Ciências Médicas de Teerã - Teerã, Irã
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Mansourian A, Shanbehzadeh N, Kia SJ, Moosavi MS. Aumento da aldeído-desidrogenase 1 salivar no líquen plano oral não reticular. An Bras Dermatol. 2017;92(2):169-72.
Correspondência:
Mahdieh-sadat Moosavi North Karegar
St, School of Dentistry, Tehran University of Medical Sciences
Tehran,Iran
Email: ms-moosavi@sina.tums.ac.ir
FUNDAMENTOS: O líquen plano oral é um distúrbio potencialmente maligno. Um dos marcadores de transformação maligna são as células-tronco cancerígenas. Um marcador proposto para a detecção de células-tronco cancerígenas no câncer de cabeça e pescoço é a aldeído-desidrogenase. Recentemente, demonstrou-se que a expressão da aldeído-desidrogenase 1 em amostras de tecido está associada com a transformação maligna do líquen plano oral.
OBJETIVO: Avaliar a aldeído-desidrogenase 1 salivar no líquen plano oral.
MÉTODO: Trinta pacientes e 30 voluntários saudáveis e pareados para idade e sexo foram recrutados. O líquen plano oral foi diagnosticado com base nos critérios modificados da Organização Mundial da Saúde. Os sujeitos do grupo de casos foram divididos em dois subgrupos de acordo com as formas reticular e não reticular da doença. As amostras salivares não estimuladas foram recolhidas entre as 10h e as 12h. As concentrações de saliva da aldeído-desidrogenase 1 foram medidas por Elisa.
RESULTADOS: As diferenças dos níveis da aldeído-desidrogenase entre o grupo do líquen plano oral e o grupo controle não foram significativas, mas a aldeído-desidrogenase do subgrupo com líquen plano não reticular foi significativamente maior do que a do subgrupo com a forma reticular.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Trata-se de um estudo transversal, portanto estudos longitudinais com líquen plano oral podem apresentar resultados semelhantes ou diferentes.
CONCLUSÕES: O mecanismo de transformação maligna no líquen plano oral não está definido. Análises anteriores revelaram que a expressão da aldeído-desidrogenase 1 está significativamente correlacionada com um risco aumentado de transformação. Esse achado é consistente com nossos resultados, porque nas formas erosiva e ulcerativa do líquen plano oral, que têm um risco aumentado de transformação, a aldeído-desidrogenase 1 salivar foi mais expressada. Um nível mais elevado de aldeído-desidrogenase salivar no líquen plano oral não reticular pode ser um mecanismo defensivo contra o estresse oxidativo mais elevado nesse subgrupo. A aldeído-desidrogenase pode ser um dos marcadores de transformação maligna no líquen plano oral. São necessários mais estudos para a introdução da aldeído-desidrogenase como indicador prognóstico em determinadas lesões.
Palavras-chave: Aldeído desidrogenase; Líquen plano, oral; Saliva
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841