Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 1
Investigação
Relação da soroprevalência do Helicobacter pylori com a psoríase e sua gravidade*
Relationship of Helicobacter pylori seroprevalence with the occurrence and severity of psoriasis*
Priscila Miranda Diogo Mesquita1; Augusto Diogo Filho2; Miguel Tanus Jorge1; Alceu Luiz Camargo Villela Berbert3; Sônia Antunes de Oliveira Mantese3; José Joaquim Rodrigues3
1. Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil
2. Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil
3. Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil
Recebido em 28.05.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.03.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Mesquita PMD, Diogo-Filho A, Jorge MT, Berbert ALCV, Mantese SAO, Rodrigues JJ. Relação da soroprevalência do Helicobacter pylori com a psoríase e sua gravidadeAn Bras Dermatol. 2017;92(1):50-4.
Correspondência:
Priscila Miranda Diogo Mesquita
Av. Pará, 1720 Umuarama
38405-320 - Uberlândia - MG Brasil
Email: primdiogo@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: Psoríase é doença inflamatória crônica, que afeta pele e articulações e tem etiologia multifatorial. Recentemente, sugeriu-se que a infecção pelo Helicobacter pylori pode contribuir como gatilho para o desenvolvimento da doença.
OBJETIVOS: Traçar o perfil de soroprevalência do H. pylori em pacientes psoriásicos e avaliar sua associação com a gravidade da doença.
MÉTODOS: A sorologia para H. pylori foi testada por meio do método ELISA em todos os pacientes portadores de psoríase e voluntários saudáveis (grupo controle) atendidos em um período de seis meses em ambulatório de hospital universitário terciário. Os pacientes foram classificados conforme a gravidade da doença (PASI escore) e foi traçado o perfil de prevalência da presença ou ausência da infecção pela bactéria nestes pacientes. A avaliação estatística foi realizada pelos testes ANOVA, Kruskal-Wallis e Qui-quadrado através do programa IBM SPSS Statistics 20®. Foi considerado resultado estatisticamente significante P<0,05.
RESULTADOS: Dentre os 126 pacientes psoriásicos (73 mulheres e 53 homens), com média de idade de 50,48 anos, 51,59% tinham psoríase grave; 31,75%, psoríase moderada; e 16,67%, psoríase leve. Dos 21 voluntários do grupo controle, com média de idade de 41,05 anos, 13 eram mulheres e 8 eram homens. Dos 111 pacientes com psoríase que coletaram a sorologia anti-H. pylori, 72,07% tinham sorologia positiva em comparação com 33,33% dos voluntários positivos (P=0,002). Houve soropositividade em 75,38% dos portadores de psoríase grave; em 62,50% dos pacientes com psoríase moderada; e em 28,57% dos pacientes com psoríase leve (P=0,045).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Nenhuma.
CONCLUSÕES: A soroprevalência do H. pylori é maior nos pacientes psoriásicos e pode interferir na gravidade da psoríase.
Palavras-chave: Anticorpos; Artrite psoriásica; Helicobacter pylori; Psoríase
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841