Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 92 Número 1

Investigação

Relação da soroprevalência do Helicobacter pylori com a psoríase e sua gravidade*

Relationship of Helicobacter pylori seroprevalence with the occurrence and severity of psoriasis*


Priscila Miranda Diogo Mesquita1; Augusto Diogo Filho2; Miguel Tanus Jorge1; Alceu Luiz Camargo Villela Berbert3; Sônia Antunes de Oliveira Mantese3; José Joaquim Rodrigues3

1. Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil
2. Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil
3. Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG), Brasil

Recebido em 28.05.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.03.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Mesquita PMD, Diogo-Filho A, Jorge MT, Berbert ALCV, Mantese SAO, Rodrigues JJ. Relação da soroprevalência do Helicobacter pylori com a psoríase e sua gravidadeAn Bras Dermatol. 2017;92(1):50-4.

Correspondência:

Priscila Miranda Diogo Mesquita
Av. Pará, 1720 Umuarama
38405-320 - Uberlândia - MG Brasil
Email: primdiogo@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Psoríase é doença inflamatória crônica, que afeta pele e articulações e tem etiologia multifatorial. Recentemente, sugeriu-se que a infecção pelo Helicobacter pylori pode contribuir como gatilho para o desenvolvimento da doença.
OBJETIVOS: Traçar o perfil de soroprevalência do H. pylori em pacientes psoriásicos e avaliar sua associação com a gravidade da doença.
MÉTODOS: A sorologia para H. pylori foi testada por meio do método ELISA em todos os pacientes portadores de psoríase e voluntários saudáveis (grupo controle) atendidos em um período de seis meses em ambulatório de hospital universitário terciário. Os pacientes foram classificados conforme a gravidade da doença (PASI escore) e foi traçado o perfil de prevalência da presença ou ausência da infecção pela bactéria nestes pacientes. A avaliação estatística foi realizada pelos testes ANOVA, Kruskal-Wallis e Qui-quadrado através do programa IBM SPSS Statistics 20®. Foi considerado resultado estatisticamente significante P<0,05.
RESULTADOS: Dentre os 126 pacientes psoriásicos (73 mulheres e 53 homens), com média de idade de 50,48 anos, 51,59% tinham psoríase grave; 31,75%, psoríase moderada; e 16,67%, psoríase leve. Dos 21 voluntários do grupo controle, com média de idade de 41,05 anos, 13 eram mulheres e 8 eram homens. Dos 111 pacientes com psoríase que coletaram a sorologia anti-H. pylori, 72,07% tinham sorologia positiva em comparação com 33,33% dos voluntários positivos (P=0,002). Houve soropositividade em 75,38% dos portadores de psoríase grave; em 62,50% dos pacientes com psoríase moderada; e em 28,57% dos pacientes com psoríase leve (P=0,045).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Nenhuma.
CONCLUSÕES: A soroprevalência do H. pylori é maior nos pacientes psoriásicos e pode interferir na gravidade da psoríase.

Palavras-chave: Anticorpos; Artrite psoriásica; Helicobacter pylori; Psoríase



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações