Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 1
Investigação
Prevalência de síndrome metabólica em pacientes com psoríase: um estudo transversal de base hospitalar*
Prevalence of metabolic syndrome in patients with psoriasis: a hospitalbased cross-sectional study*
Danijela Milčić1,2; Slavenka Janković3; Sonja Vesić1,2; Mirjana Milinković1,2; Jelena Marinković4; Andja Ćirković4; Janko Janković5
1. Departamento de Dermatovenereologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Belgrado – Belgrado, Sérvia
2. Clínica de Dermatovenereologia, Centro Clínico da Sérvia – Belgrado, Sérvia
3. Instituto de Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Belgrado – Belgrado, Sérvia
4. Instituto de Estatística Médica e Informática, Faculdade de Medicina, Universidade de Belgrado – Belgrado, Sérvia
5. Instituto de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade de Belgrado – Belgrado, Sérvia
Recebido em 26.09.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 06.03.2016
Suporte financeiro: Este trabalho foi apoiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico da República da Sérvia, Projeto No. 175025
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Milčić D, Janković S, Vesić S, Milinković M, Marinković J, Cirković A, Janković J. Prevalência de síndrome metabólica em pacientes com psoríase: um estudo transversal de base hospitalar. An Bras Dermatol. 2017;92(1):43-9.
Correspondência:
Slavenka Janković
Institute of Epidemiology
Faculty of Medicine, University of Belgrade
Višegradska 26
11000 Belgrado, Sérvia
Email: slavenkaj@gmail.com
FUNDAMENTOS: Evidências epidemiológicas emergentes sugerem associações independentes entre psoríase e síndrome metabólica.
OBJETIVOS: O objetivo do estudo foi examinar a prevalência da síndrome metabólica e seus componentes em pacientes com psoríase e avaliar quais fatores podem predizer a síndrome metabólica nesses pacientes.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal de base hospitalar com 244 pacientes psoriáticos e 163 indivíduos de controle com outras doenças dermatológicas que não psoríase, na Clínica de Dermatovenerologia do Centro Clínico da Sérvia, Belgrado, entre outubro de 2011 e outubro de 2012. A síndrome metabólica foi definida usando-se o National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III revisado. A gravidade da psoríase foi medida pela Psoriasis Area and Severity Index and Body Surface Area.
RESULTADOS: Os odds ratios (ORs) ajustados e os intervalos de confiança (IC) de 95% para pacientes com psoríase versus pacientes sem psoríase foram de 2,66 (IC 95%, 1,58-4,42) para síndrome metabólica; de 3,81 (IC 95%, 2,30-6,31) para hipertensão; de 2,29 (IC 95%, 1,39-3,78) para obesidade central; de 1,92 (IC 95%, 1,08-3,41) para hiperglicemia; de 1,87 (IC 95%, 1,18-2,96) para baixo nível de colesterol de lipoproteína de alta densidade; e de 1,42 (IC 95%, 0,87-1,04) para hipertrigliceridemia. Não foi possível encontrar qualquer associação estatisticamente significativa entre a síndrome metabólica e a gravidade clínica da psoríase. O início mais tardio e a duração mais prolongada da psoríase foram fatores preditores para a síndrome metabólica em nossos pacientes.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O desenho transversal do estudo não nos permite tirar inferências causais direcionais sobre a associação entre psoríase e síndrome metabólica. Fatores como dieta, consumo de álcool ou saúde mental, que não foram avaliados neste estudo, podem ser confundidores nesta relação.
CONCLUSÃO: A maior prevalência de síndrome metabólica e seus componentes em pacientes com psoríase do que em controles, independentemente da gravidade da doença, enfatiza a necessidade de tratamento precoce e acompanhamento de todos os pacientes com psoríase em relação a doenças metabólicas.
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares; Síndrome metabólica; Psoríase
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841