Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 1
Investigação
Reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e sua relação com a autoimunidade em um centro de referência no México*
Drug reaction with eosinophilia and systemic symptoms (DRESS) and its relation with autoimmunity in a reference center in Mexico*
Juan Manuel Ruiz Matta; Silvia Méndez Flores; Judith Domínguez Cherit
Departamento de Dermatologia, Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición Salvador Zubirán – Cidade do México, México
Recebido em 28.09.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 21.02.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Ruiz-Matta JM, Mendez-Flores S, Dominguez-Cherit J. Reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e sua relação com a autoimunidade em um centro de referência no México. An Bras Dermatol. 2017;92(1):29-33.
Correspondência:
Juan Manuel Ruiz Matta
Avenida Vasco de Quiroga No.15, Colonia Belisario Domínguez Sección XVI, Delegación Tlalpan
C.P.14080, México Distrito Federal
Email: juanruizmatta@gmail.com
FUNDAMENTOS: A reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos é um evento adverso grave a medicamentos, com uma mortalidade relatada de 10%. Resultados observados a longo prazo envolvem falência de órgãos e doenças autoimunes em algumas populações.
OBJETIVO: Avaliar o prognóstico clínico de pacientes com reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão retrospectiva em um hospital de referência na Cidade do México, em um período de 22 anos (1992-2013), buscando-se registros com diagnóstico de DRESS de acordo com os critérios RegiSCAR. Foram analisados características clínicas, falências de órgãos, fármacos responsáveis, tratamento e sequelas em curto e longo prazos.
RESULTADOS: Foram encontrados 11 pacientes com diagnóstico de reação a drogas, apresentando eosinofilia e síndrome com sintomas sistêmicos, sendo 7 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, com idade média de 22 anos; 9 tinham erupção cutânea maculopapular e 2, eritrodérmica. Os órgãos afetados foram fígado (8/11) e rim (6/11), além de terem sido encontrados também distúrbios hematológicos (8/11). Os fármacos mais comuns foram antiepilépticos (63%). Foram administrados corticosteroides sistêmicos a 8 pacientes, sendo pielonefrite (1/8) e pneumonia (2/8) os eventos adversos dessa terapia. As sequelas a longo prazo foram: 1 paciente com insuficiência renal, 1 paciente com anemia crônica e 2 pacientes desenvolveram doenças autoimunes (um com doença tireoidiana autoimune e outro com doença tireoidiana autoimune e anemia hemolítica autoimune).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A natureza retrospectiva do estudo e o número limitado de pacientes com reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos.
CONCLUSÕES: A síndrome da reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos tem sido associada ao desenvolvimento de insuficiência orgânica crônica. Foram encontrados dois pacientes jovens que desenvolveram doenças autoimunes em curto prazo. Os pacientes com reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos devem ter uma monitorização a longo prazo de sinais ou sintomas sugestivos de doença autoimune.
Palavras-chave: Doenças autoimunes; Erupções medicamentosas; Eosinofilia
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841