Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 92 Número 1
Investigação
Análise microscópica comparativa da lâmina ungueal de pacientes com psoríase cutânea e artrite psoriásica*
Comparative microscopic analysis of nail clippings from patients with cutaneous psoriasis and psoriatic arthritis*
Gabriela Poglia Fonseca1; Betina Werner2; Gabriela Seidel3; Henrique Luiz Staub4
1. Clínica privada – Vacaria (RS), Brasil
2. Serviços de Dermatologia e Patologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil
3. Clínica privada – Campo Largo (PR), Brasil
4. Serviço de Reumatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre (RS), Brasil
Recebido em 19.08.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.03.2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Fonseca GP, Werner B, Seidel G, Staub HL. Análise microscópica comparativa da lâmina ungueal de pacientes com psoríase cutânea e artrite psoriásica. An Bras Dermatol. 2017;92(1):20-4.
Correspondência:
Gabriela Poglia Fonseca
R. General Carneiro, 181 Alto da Glória
80060-900 - Curitiba, PR Brasil
Email: gabipoglia@hotmail.com
FUNDAMENTOS: O acometimento ungueal na psoríase está relacionado à artrite psoriásica, podendo representar um preditor da doença.
OBJETIVOS: Analisar, por meio do clipping ungueal, as unhas clinicamente normais e distróficas de pacientes com psoríase cutânea e artrite psoriásica.
MÉTODOS: Estudo transversal, multicêntrico, realizado entre agosto de 2011 e março de 2012. Os indivíduos foram subdivididos em grupos: pacientes com psoríase cutânea e onicodistrofia, pacientes com psoríase cutânea e unhas clinicamente normais, pacientes com artrite psoriásica e onicodistrofia e pacientes com artrite psoriásica e unhas clinicamente normais. Foi calculado o NAPSI (Nail Psoriasis Severity Index) da unha com maior alteração clínica. Após coleta e preparo do clipping ungueal, os seguintes parâmetros microscópicos foram avaliados: espessura da placa ungueal e subungueal, presença ou ausência de paraceratose, com a anotação do número de camadas, presença de neutrófilos, lagos serosos, sangue e fungos.
RESULTADOS: Evidenciou-se um maior número de camadas de paraceratose entre os pacientes com onicodistrofia de um modo geral (p=0,001), assim como uma maior espessura subungueal entre os pacientes com psoríase e onicodistrofia (p=0,002). Lagos serosos estiveram mais presentes entre estes pacientes (p=0,008) e entre aqueles com artrite psoriásica e unhas normais (p=0,047). Os demais parâmetros microscópicos não demonstraram diferença significativa entre unhas distróficas e normais nem entre artrite psoriásica ou psoríase.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Tamanho da amostra e uso de medicamentos.
CONCLUSÕES: O clipping ungueal representa um método simples e rápido para avaliação das unhas de pacientes com psoríase ungueal, não sendo um exame que demonstre diferença entre psoríase cutânea e articular.
Palavras-chave: Artrite psoriásica; Patologia; Psoríase; Unhas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841