Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 5 S1
Caso Clínico
Fenômeno de Lúcio: relato de caso exuberante e revisão de casos brasileiros*
Lucio's phenomenon: exuberant case report and review of Brazilian cases*
Rafael Henrique Rocha; Paulo Sergio Emerich; Lucia Martins Diniz; Marcela Bahia Barretto de Oliveira; Aline Neves Freitas Cabral; Ana Cristina Vervloet do Amaral
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória (ES), Brasil
Recebido em 13.01.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 17.03.2015
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Rocha RH, Emerich PS, Diniz LM, Oliveira MBB, Cabral ANF, Amaral ACV. Fenômeno de Lúcio: relato de caso exuberante e revisão de casos brasileiros. An Bras Dermatol. 2016;91(5 Supl 1):S60-3.
Correspondência:
Rafael Henrique Rocha
Av. Marechal Campos, 1468 Maruípe
29043-260 - Vitória - ES Brasil
E-mail: rhr_medicina@hotmail.com
Fenômeno de Lúcio é um tipo de reação de hanseníase, sendo considerado por alguns autores uma variante da reação Tipo 2 e, por outros, reação Tipo 3. Caracteriza-se por lesão cutânea necrosante grave, podendo ocorrer na hanseníase de Lúcio, bem como na hanseníase virchowiana. O paciente pode evoluir para o óbito por distúrbios da crase sanguínea ou por sepse. Os fatores precipitantes são: infecções, drogas e gravidez. Apresenta-se caso de paciente do sexo feminino, 31 anos, com quadro clínico e histopatológico de hanseníase virchowiana e fenômeno de Lúcio, com boa resposta ao tratamento instituído. Complementa-se o artigo com uma tabela apresentando os dados dos casos brasileiros de fenômeno de Lúcio publicados na literatura em Português e em Inglês.
Palavras-chave: Hanseníase Virchowiana; Quimioterapia combinada; Terapêutica; Trombose
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841