Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 75 Número 5

Caso Clínico

Hanseníase associada a linfoma não Hodgkin: relato de caso

Leprosy associated with non-Hodgkin’s lymphoma: a case report


ROSELI TEREZINHA RUARO1, MICHELLE CRISTINE TOKARSKI2, ADRIANA VIDAL TARASTICHUCK3, LISMARY APARECIDA DE FORVILLE MESQUITA4, SÉRGIO OSSAMU IOSHII4, ELIANE TOKARS KLUPPEL5


1Residente em Dermatologia.
2Residente em Clínica Médica.
3Especializanda em Dermatologia.
4Médico(a) Patologista.
5Professora de Dermatologia, Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná; Médica Preceptora, Residência de Dermatologia.

Recebido em 14.5.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 16.5.2000. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

Correspondência:
Roseli T. Ruaro Rua Afonso Camargo, 849 / 204A Curitiba PR 80050-370 Tel: (41) 362-3450 Tel / Fax: (41) 322-4141 ramal 242

 

Resumo

Os autores relatam o caso de paciente do sexo feminino, 55 anos de idade, que cinco meses após o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de baixo grau apresentou lesões em placas eritemato-violáceas, infiltradas, com alteração da sensibilidade na porção inferior de coxa direita. A histopatologia mostrou infiltrado linfo-histiocitário na derme em arranjo granulomatoso, contendo bacilos álcoolacidorresistentes. O diagnóstico foi de hanseníase dimorfa associada a linfoma não Hodgkin. O objetivo deste artigo é relatar a raridade do curso paralelo das duas doenças, que têm em comum a alteração do estado imunológico.

Palavras-chave: LINFOMA NÃO HODGKIN., HANSENÍASE, LINFOMA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações