Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 6
Relato de Caso
Carcinoma espinocelular subungueal*
Subungual squamous cell carcinoma*
Carolina Barbosa de Sousa Padilha; Laila Klotz de Almeida Balassiano; Julyana Calegari Pinto; Flávia Crespo Schueler de Souza; Bernard Kawa Kac; Curt Mafra Treu
Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Recebido em 26.08.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.12.2015
Suporte financeiro: nenhum
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Padilha CBS, Balassiano LKA, Pinto JC, Souza FCS, Kac BK, Treu CM. Carcinoma espinocelular subungueal. An Bras Dermatol. 2016;91(6):819-21.
Correspondência:
Carolina Barbosa de Sousa Padilha
Avenida Nilo Peçanha, 38 - Centro
20020-100 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
Email: carolinabsousa@yahoo.com.br
Apesar de raro, o carcinoma espinocelular subungueal é a neoplasia maligna primária mais frequente nesta localização. A maior incidência ocorre nas unhas das mãos, porém é possível o acometimento das unhas dos pés. O carcinoma espinocelular subungueal, geralmente se assemelha com outras lesões benignas como, por exemplo, infecção fúngica, onicomicose e verruga vulgar, levando a uma hipótese diagnóstica incorreta. Tais fatores, juntamente com a falta de conhecimento desta doença pelos médicos, levam ao diagnóstico tardio. Por isso, frequentemente, é enfermidade subdiagnosticada, havendo poucos relatos de caso na literatura. Apresentamos um caso clínico de um homem com diagnóstico de carcinoma espinocelular subungueal no hálux, sem acometimento ósseo, e que foi submetido ao tratamento cirúrgico adequado.
Palavras-chave: Carcinoma de células escamosas; Unhas; Doenças da unha
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841