Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 6
Dermatopatologia
Carcinoma de ducto écrino escamoide*
Squamoid eccrine ductal carcinoma*
Maria Isabel Ramos Saraiva1; Marcella Amaral Horta Barbosa Vieira2; Larissa Karine Leite Portocarrero1; Rafael Cavanellas Fraga3; Priscila Kakizaki4; Neusa Yuriko Sakai Valente1,4
1. Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil
2. Clínica privada – Juiz de Fora (MG), Brasil
3. Clínica privada – Vitória (ES), Brasil
4. Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 30.04.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 29.05.2015
Suporte financeiro: nenhum
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Saraiva MIR, Vieira MAHB, Portocarrero LKL, Fraga RC, Kakizaki P, Valente NYS. Carcinoma de ducto écrino escamoide. An Bras Dermatol. 2016;91(6):799-804.
Correspondência:
Maria Isabel Ramos Saraiva
981, Ibirapuera Av. - Indianópolis
04028-000 - São Paulo - SP Brazil
Email: isabelsaraivadermato@gmail.com
O carcinoma de ducto écrino escamoide é um subtipo de carcinoma écrino, do qual foram relatados até o momento doze casos. É tumor raro e de difícil diagnóstico histopatológico. Quase metade dos casos são diagnosticados como carcinoma de células escamosas pela biópsia incisional. Relatamos o décimo terceiro caso de carcinoma de ducto écrino escamoide. Paciente feminina, de 72 anos, apresentava por seis meses pápula eritematosa, queratósica e ulcerada no dorso nasal. Biópsia incisional sugeriu carcinoma de ducto écrino escamoide. Depois da exérese, a histopatologia revelou margens comprometidas. Foi então realizada ampliação cirúrgica e enxertia, mas novamente o resultado foi de margens comprometidas. A paciente foi então encaminhada para radioterapia. Depois de 25 sessões, a lesão reapareceu. Em nova intervenção cirúrgica, a biópsia de congelação intraoperatória evidenciou margens cirúrgicas livres, entretanto o produto da ressecção revelou persistência da lesão. A distinção entre carcinoma de ducto écrino escamoide e carcinoma de células escamosas é importante em razão da natureza mais agressiva do primeiro, que exige cirurgia com margens amplas para evitar recorrência.
Palavras-chave: Carcinoma; Neoplasias de anexos e de apêndices cutâneos; Recidiva local de neoplasia
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841