Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 6
Investigação
O impacto da urticária crônica na qualidade de vida de pacientes acompanhados em um hospital universitário*
Impact of chronic urticaria on the quality of life of patients followed up at a university hospital *
Gabriela Andrade Coelho Dias1; Gisele Viana Pires2; Solange Oliveira Rodrigues do Valle2; Sérgio Duarte Dortas Júnior2; Soloni Levy3; Alfeu Tavares França2; Ilaria Baiardini4; Walter Giorgio Canonica4
1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Hospital São Zacarias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4. University of Genoa – Genoa, Italy
Recebido em 22.08.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.01.2016
Suporte financeiro: nenhum
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Dias GAC, Pires GV, Valle SOR, Dortas Júnior SD, Levy S, França AT, Baiardini I, Canonica WG. O impacto da urticária crônica na qualidade de vida de pacientes acompanhados em um hospital universitário. An Bras Dermatol. 2016;91(6):754-9.
Correspondência:
Gabriela Andrade Coelho Dias
Policlínica Piquet Carneiro - Setor de Alergia
Avenida Marechal Rondon 381 - São Francisco Xavier
20950-003 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: gabrielaacdias@gmail.com
FUNDAMENTOS: A urticária crônica é uma doença debilitante que apresenta grande impacto na qualidade de vida relacionada à saúde, e o Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire-CU-Q2oL é o único questionário desenvolvido especificamente para sua avaliação.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos pacientes com urticária crônica, utilizando a versão em português brasileiro do Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire.
MÉTODOS: O Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire foi autoadministrado em 112 pacientes com urticária crônica, e a atividade da doença foi avaliada por meio do Urticaria Activity Score. Foram estudadas as seguintes características clínicas e sociodemográficas dos pacientes: idade, gênero, diagnóstico etiológico, tempo de evolução da doença e Urticaria Activity Score.
RESULTADOS: A população estudada é composta por 85,72% de mulheres, com idade média de 46 anos (18-90) e tempo de evolução da doença de 10 anos (3 meses - 60 anos). Quanto ao diagnóstico etiológico, observou-se que 47,3% apresentavam urticária crônica espontânea, sendo 22,3% dos casos associados à urticária física; 28,5% associados à urticária crônica autoimune; e 23,2%, à urticária induzida isolada. A atividade da doença avaliada pelo UAS foi 1,04 ±1.61(0-6). O escore total do Chronic Urticaria Quality of Life Questionnaire foi 36 (0-100) e a dimensão I (sono/estado mental/alimentação) apresentou maior impacto na qualidade de vida. Os itens com escore médio mais alto foram sobre nervosismo e vergonha das lesões e o escore mais baixo foi dos itens sobre edema labial e limitações nas atividades esportivas.
CONCLUSÕES: A urticária crônica prejudica a qualidade de vida dos pacientes, principalmente daqueles com maior gravidade da doença ou com diagnóstico de urticária autoimune.
Palavras-chave: Angioedema; Qualidade de vida; Questionários; Urticária
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841