Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 5
Revisão
Cicatrização cutânea - Revisão da literatura*
Wound healing - A literature review*
Ana Cristina de Oliveira Gonzalez1; Tila Fortuna Costa2; Zilton de Araújo Andrade1; Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado2
1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Salvador, BA, Brasil
2. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) – Salvador (BA), Brasil
Recebido em 22.05.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.08.2015
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Gonzalez AC, Costa TG, Andrade ZA, Medrado ARAP. Cicatrização cutânea - Revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2016;91(5):614-20.
Correspondência:
Ana Cristina de Oliveira Gonzalez
R. Waldemar Falcão, 121 Candeal
40296-710 - Salvador - BA Brasil
E-mail: tilafortuna@gmail.com
Os processos de regeneração e reparo tecidual compreendem uma sequência de eventos moleculares e celulares que ocorrem após o estabelecimento de uma lesão tecidual a fim de restaurar o tecido lesado. As fases exsudativa, proliferativa e de biossíntese e remodelamento da matriz extracelular são eventos sequenciais que ocorrem por meio da integração de processos dinâmicos que envolvem mediadores solúveis, células sanguíneas e células parenquimatosas. Os fenômenos exsudativos que se estabelecem após a lesão contribuem para o desenvolvimento do edema tecidual. A fase proliferativa tem como objetivo diminuir a área de tecido lesionado através da contração de miofibroblastos e da fibroplasia. Nesta fase, observam-se ainda os processos de angiogênese e reepitelização. As células endoteliais são capazes de se diferenciar em componentes mesenquimais, e esta diferenciação parece ser finamente orquestrada por um conjunto de proteínas sinalizadoras que vem sendo estudado na literatura. Trata-se da via conhecida como Hedgehog. O objetivo desta revisão de literatura é descrever os diversos aspectos celulares e moleculares envolvidos no processo de cicatrização cutânea.
Palavras-chave: Cicatrização; Inflamação; Proliferação de células; Proteínas Hedgehog
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841