Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 91 Número 4

Educação médica continuada

Língua geográfica e psoríase: revisão de literatura da associação clínica, histopatológica e imunogenética*

Geographic tongue and psoriasis: clinical, histopathological, immunohistochemical and genetic correlation - a literature review*


Bruna Lavinas Sayed Picciani1; Tábata Alves Domingos1; Thays Teixeira-Souza1; Vanessa de Carla Batista dos Santos1; Heron Fernando de Sousa Gonzaga2; Juliana Cardoso-Oliveira3; Alexandre Carlos Gripp3; Eliane Pedra Dias1; Sueli Carneiro3


1. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói (RJ), Brasil
2. Universidade de Marília (Unimar) – Marília (SP), Brasil
3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 06.12.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 26.05.2015
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Picciani BLS, Domingos TA, Teixeira-Souza T, Santos VCB, Gonzaga HFS, Cardoso-Oliveira J, Gripp AC, Dias EP, Carneiro. Língua geográfica e psoríase: revisão de literatura da associação clínica, histopatológica e imunogenética. An Bras Dermatol. 2016;91(4):410-21.

Correspondência:

Bruna Lavinas Sayed Picciani
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 30 - Apto 406 - Leme
22010-122 - Rio de Janeiro - RJ Brazil
Email: brunapicciani@yahoo.com.br

 

Resumo

A língua geográfica é uma lesão oral crônica, inflamatória, imunologicamente mediada e de etiologia desconhecida. Caracteriza-se por áreas brancas serpiginosas ao redor da mucosa despapilada, cuja alternância entre atividade, remissão e reativação em locais diversos originou as denominações glossite migratória benigna e erupção errante da língua. A psoríase é uma doença cutâneo-articular, inflamatória crônica, comum, com base imunogenética, de grande importância na prática clínica. A associação entre a língua geográfica e a psoríase, com ou sem artrite, já foi demonstrada por diversos estudos baseados na observação de suas lesões fundamentais, na semelhança microscópica entre as duas condições e na constatação da presença de um marcador genético comum, o antígeno leucocitário humano (HLA) HLA-C*06. A dificuldade em aceitar o diagnóstico da língua geográfica como psoríase oral está no fato de que nem todos os portadores de língua geográfica apresentam psoríase. Este estudo objetivou elaborar uma revisão de literatura, compreendida entre 1980 e 2014, no qual se realizou uma consulta a teses, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do Scielo e da Bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs, relacionando as características comuns entre a língua geográfica e a doença psoriásica. Constatou-se que a frequência de lesões orais é relativamente comum, mas que, para o estabelecimento de um correto diagnóstico da psoríase oral, fazem-se necessárias análises histopatológicas, imuno-histoquímicas e genéticas, destacando-se, portanto, a importância do exame oral minucioso nos pacientes psoriásicos e do exame cutâneo nos pacientes portadores de língua geográfica.

Palavras-chave: Antígenos HLA; Artrite psoriásica; Glossite migratória benigna; Imuno-Histoquímica; Psoríase



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações