Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 2
Relato de Caso
Paroníquia e formação de tecido de granulação durante tratamento com isotretinoína*
Paronychia and granulation tissue formation during treatment with isotretinoin*
Daniela de Almeida Figueiras; Ticiana Batista Ramos; Ayana Karla de Oliveira Ferreira Marinho; Milena Soneley Mendonça Bezerra; Renata Cavalcanti Cauas
Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP) - Recife (PE), Brasil
Recebido em 05.07.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.11.2014
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Figueiras DA, Ramos TB, Marinho AKOF, Bezerra MSM, Cauas RC. Paroníquia e formação de tecido de granulação durante tratamento com isotretinoína. An Bras Dermatol. 2016;91(2):223-5.
Correspondência:
Daniela de Almeida Figueiras
Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista
50070-902 - Recife - PE Brasil
Email: danifigueiras@hotmail.com
Este trabalho descreve a associação entre dois efeitos colaterais incomuns do tratamento com isotretinoína para acne grave: paroníquia e excesso de tecido de granulação nos sulcos das unhas. Relata-se caso de paciente do sexo masculino de 19 anos que, no curso da 36ª semana com isotretinoína para acne grau III, apresentou eritema, edema, excesso de tecido de granulação e onicocriptose em vários leitos ungueais de mãos e pés, sem história de trauma associado. Uma revisão da literatura revelou poucos relatos desta reação adversa, sendo descritos dois padrões clínicos de tecido de granulação exuberante: um em localização periungueal e outro em lesões de acne prévia. A raridade e o desconhecimento da melhor conduta diante das reações granuloma-símile fazem do tema um grande desafio.
Palavras-chave: Paroníquia; Retinoides; Tecido de granulação
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841