Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 2
Relato de Caso
Infecção neonatal cutânea por herpes-vírus tipo 2 - Relato de caso*
Cutaneous neonatal herpes simplex virus infection type 2: a case report*
Maraya de Jesus Semblano Bittencourt; Lívia Karlla Marinho Freitas; Marion Guimarães Drago; Alessandra Haber Carvalho; Bianca Angelina Macêdo do Nascimento
Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém (PA), Brasil
Recebido em 22.07.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 13.10.2014
Suporte financeiro: nenhum.
Conflito de interesses: nenhum.
Como citar este artigo: Bittencourt MJS, Freitas LKM, Drago MG, Carvalho AH, Nascimento BAM. Infecção neonatal cutânea por herpes-vírus tipo 2 - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2016;91(2):216-8.
Correspondência:
Maraya de Jesus Semblano Bittencourt
Av. Generalíssimo Deodoro, 91 Umarizal
66055-240 - Belém - PA - Brasil
E-mail: marayabittencourt@hotmail.com
Herpes neonatal é uma condição séria. Os recém-nascidos podem ser contaminados no útero, por transmissão transplacentária hematogênica; no momento do parto (a via mais frequente); ou durante o período pós-parto, por transmissão indireta. A gestão optimizada dessa doença requer o reconhecimento rápido e preciso, particularmente no recém-nascido, de modo a prevenir complicações. O aciclovir é o tratamento padrão, mas a sua implementação é muitas vezes adiada, enquanto se aguardam os resultados dos testes, como PCR e sorologia. A citologia para fins de diagnóstico raramente é usada na dermatologia, apesar dos resultados rápidos e confiáveis. Relata-se o caso de um recém-nascido com herpes cutâneo causado pelo vírus Herpes simplex 2 e diagnosticado por citologia.
Palavras-chave: Herpes simples; Recém-nascido; Pele
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841