Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 2
Investigação
Avaliação da adiposidade nos pacientes com psoríase através da absorciometria com raios X de dupla energia comparada aos métodos convencionais*
Assessment of adiposity in psoriatic patients by dual energy X-ray absorptiometry compared to conventional methods*
Michelle dos Santos Diniz1,2; Nádia Couto Bavoso2; Adriana Maria Kakehasi1; Márcio Weissheimer Lauria1; Maria Marta Sarquis Soares1; Jackson Machado-Pinto2,3
1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
2. Santa Casa de Belo Horizonte - Belo Horizonte (MG), Brasil
3. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
Recebido em 01.10.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.06.2015
Financial Support: Janssen Indústria Farmacêutica e FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa o Estado de Minas Gerais).
Conflict of Interest: Nenhum.
Como citar este artigo: Diniz MS, Bavoso NC, Kakehasi AM, Lauria MW, Soares MMS, Machado-Pinto J. Avaliação da adiposidade nos pacientes com psoríase através da absorciometria com raios X de dupla energia comparada aos métodos convencionais. An Bras Dermatol. 2016;91(2):150-5.
Correspondência:
Michelle dos Santos Diniz
Rua Domingos Vieira 488, Sala E9. Bairro Santa Efigênia
30150-240 - Belo Horizonte - MG Brasil
E-mail: michellesdmi@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: A obesidade é considerada uma doença inflamatória crônica de baixo grau, que compartilha mediadores inflamatórios, tais como TNF-α e IL-6, com a psoríase. A relação entre essas duas condições envolve fatores como a predisposição e a resposta à terapia, além da associação com a doença cardiovascular.
OBJETIVO: Investigar a prevalência de adiposidade, através do IMC, circunferência abdominal e absorciometria com raios X de dupla energia (DXA) em pacientes com psoríase e controles.
MÉTODOS: O IMC, a circunferência abdominal e a composição corporal pela DXA foram avaliados em 42 pacientes com psoríase, sem queixas articulares, e em 41 controles usando procedimentos padrão. Na comparação entre os casos e controles foi utilizado o teste de Pearson Χ2, ou teste exato de Fisher, e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. A diferença entre os vários métodos de avaliação da obesidade foi estabelecida por meio do teste de McNemar. Para testar o nível de concordância entre as variáveis, foi utilizado o kappa ponderado.
RESULTADOS: Não houve diferença na prevalência de obesidade entre casos e controles. Tanto o IMC quanto a circunferência abdominal tiveram baixa concordância com as medidas de gordura corporal avaliadas por DXA. Com o uso da DXA, a prevalência de sobrepeso e obesidade em pacientes com psoríase foi de 83,3%, o que constitui forte evidência da necessidade de intervenção sobre este parâmetro metabólico.
CONCLUSÃO: A DXA teve maior capacidade de identificar obesidade em comparação ao IMC e à circunferência abdominal tanto nos pacientes com psoríase quanto nos controles.
Palavras-chave: Circunferência abdominal; Circunferência da cintura; Densitometria; Índice de Massa Corporal; Psoríase; Obesidade
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841