Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 91 Número 1

Investigação

Avaliação da eficácia da carboximetilcelulose no tratamento de úlceras venosas crônicas refratárias*

Evaluation of treatment with carboxymethylcellulose on chronic venous ulcers*


Virginia Januário1,2; Dione Augusto de Ávila1,3; Maria Alice Penetra1; Ana Luisa Bittencourt Sampaio4; Maria Isabel Noronha Neta1; Flavia de Freire Cassia5; Sueli Carneiro1,6


1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Universidade Federal Fluminense (UFF) - Rio das Ostras (RJ), Brasil
3. Hospital Pró-Cardíaco - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
4. Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (RJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
5. Hospital Federal da Lagoa - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
6. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Recebido em 22.06.2014.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 09.03.2015.
Suporte financeiro: Faperj - edital Pensa Rio 2009
Conflito de interesses: nenhum
Como citar este artigo: Januário V, de Ávila DA, Penetra MA, Sampaio ALB, Noronha MI, Cassia FF, Carneiro S. Avaliação da eficácia da carboximetilcelulose no tratamento de úlceras venosas crônicas refratárias. An Bras Dermatol. 2016;91(1):17-22.

Correspondência:

Ana Luísa Bittencourt Sampaio
Endereço: rua Visconde de Pirajá 351/1106 Ipanema
22410-906 -Rio de Janeiro, RJ Brasil
E-mail: analuisasbs@gmail.com; draanaluisasampaio@site.med.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Entre as úlceras crônicas dos membros inferiores, as úlceras venosas são as mais frequentes e constituem um dos principais ônus para a saúde pública. Apesar das tecnologias disponíveis, parte dos pacientes não responde aos tratamentos estabelecidos. Neste estudo, a carboximetilcelulose em pasta foi testada no tratamento de úlceras venosas crônicas refratárias.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia da carboximetilcelulose em pasta a 20% na cicatrização de úlceras venosas crônicas refratárias aos tratamentos convencionais.
MÉTODOS: Este estudo caracteriza-se por ser do tipo analítico, pré-experimental. Foram incluídos 30 pacientes com úlceras venosas submetidos à aplicação de curativos com pasta de carboximetilcelulose a 20% por um período máximo de 20 semanas. A análise foi baseada nas medidas das áreas das úlceras, realizadas no primeiro atendimento e ao término do tratamento.
RESULTADOS: Houve redução de 3,9 cm2 na área de lesão (p = 0,0001), o que corresponde, em valores relativos, a 38,8% (p = 0,0001). Não houve abandono do tratamento e não foi registrado aumento da área de lesão em nenhum paciente.
CONCLUSÕES: Este estudo apresenta a carboximetilcelulose a 20% em pasta como uma possível alternativa terapêutica de baixo custo para o tratamento de úlceras venosas refratárias. No entanto, para que seja estabelecida sua eficácia, recomenda-se a realização de estudos controlados.

Palavras-chave: Carboximetilcelulose sódica; Cicatrização; Técnicas de fechamento de ferimentos; Úlcera da perna; Varicose ulcer



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações