Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 91 Número 1
Revisão
Resultados de testes de contato em crianças e adolescentes: revisão sistemática de um período de 15 anos*
Patch-test results in children and adolescents: systematic review of a 15-year period*
Dulcilea Ferraz Rodrigues1; Eugênio Marcos Andrade Goulart2
1. Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Belo Horizonte (MG), Brasil
2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
Recebido em 10.08.2014
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.09.2014
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Rodrigues DF, Goulart EMA. Resultados de testes de contato em crianças e adolescentes: revisão sistemática de um período de 15 anos. An Bras Dermatol. 2016;91(1):68-76.
Correspondência:
Dulcilea Ferraz Rodrigues
Av. Bernardo Monteiro, 890, sala 603 Bairro Santa Efigênia
30150-281 - Belo Horizonte - MG Brasil
E-mail: dulcilea.ferraz@gmail.com
O número de estudos sobre resultados de testes de contato em crianças e adolescentes aumentou gradativamente nos últimos anos, estimulando revisões. Este trabalho é uma revisão sistemática de um período de 15 anos sobre esse assunto. Variações no número e grupos etários de crianças e/ou adolescentes testados, no número de sujeitos com história de atopia/dermatite atópica, na quantidade, tipo e concentração das substâncias testadas, na técnica do teste e no tipo de dados de relevância clínica devem ser consideradas na avaliação desses estudos, pois dificultam a formulação de conclusões. Os alérgenos mais comuns em crianças foram níquel, thimerosal, cobalto, perfume mix I, lanolina e neomicina. Em adolescentes, foram níquel, thimerosal, cobalto, perfume mix I, bicromato de potássio e bálsamo do Peru. O conhecimento a respeito deste assunto capacita os profissionais de saúde no planejamento de programas preventivos objetivando melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes e não lhes limitando oportunidades profissionais futuras.
Palavras-chave: Adolescente; Alérgenos; Criança; Dermatite alérgica de contato; Dermatite de contato; Dermatite; Testes de contato
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841