Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 90 Número 5
Investigação
Líquen plano pilar: estudo retrospectivo de 80 casos*
Lichen planopilaris epidemiology: a retrospective study of 80 cases*
Vanessa Cristina Soares; Fabiane Mulinari-Brenner; Tatiane Elen de Souza
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba(PR), Brasil
Recebido em 09.08.2014.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 12.11.2014.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Soares VC, Mulinari-Brenner F, Souza TE. Líquen plano pilar: estudo retrospectivo de 80 casos. An Bras Dermatol. 2015;90(5):666-70.
Correspondência:
Vanessa Cristina Soares
181, General Carneiro St. Alto da Glória
80060-900 - Curitiba - PR Brasil
Email: vanesoares@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: O líquen plano pilar é uma forma frequente de alopecia cicatricial primária. A distribuição das lesões no couro cabeludo caracteriza as principais formas clínicas. Três variantes clínicas do líquen plano pilar podem, classicamente, ser observadas: a forma clássica, a alopecia frontal fibrosante e a síndrome de Graham-Little Piccardi-Lassueur.
OBJETIVO: Descrição dos achados clínicos, dermatoscópicos e histopatológicos do líquen plano pilar e suas variantes em dois centros de atendimento, um público e um privado.
MÉTODO: Foi realizado um estudo observacional e retrospectivo por meio da revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico de líquen plano pilar.
RESULTADOS: Foram incluídos 80 pacientes, com análise de dados demográficos e dados relacionados à doença. Dentre os 80 pacientes, 73 (91,25%) eram mulheres. O fototipo II foi visto em 53 (66,25%) pacientes. A forma clássica de líquen plano pilar foi encontrada em 62,5% dos pacientes; a alopecia frontal fibrosante, em 31%; e 1 paciente apresentou critérios para a síndrome de Graham-Little Piccardi-Lassueur. Quanto à distribuição das placas de alopecia no couro cabeludo, 47 (58,75%) pacientes tinham placas aleatórias, 24 (30%), distribuição central, 29 (36,25%) apresentavam acometimento na região frontal marginal e 4 (5%) mostravam acometimento do vértice. Conclusões: O conhecimento das formas clínicas do líquen plano pilar é fundamental para o diagnóstico desta forma de alopecia. O reconhecimento da variedade de apresentação deve ser observado a fim de facilitar o diagnóstico diferencial com outras causas de queda de cabelo.
Palavras-chave: Alopecia; Cabelo; Cicatriz; Couro cabeludo; Dermatoses do couro cabeludo; Líquen plano; Mulheres; Pós-menopausa
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841