Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 90 Número 4
Caso Clínico
Erythema elevatum diutinum e hipotireoidismo: relação causal ou casualidade?*
Erythema elevatum diutinum and hypothyroidism: coincidence or causal relationship?*
Denise Camargo Cirvidiu; Beatriz Lopes Ferraz Elias; Juliana Chaib Ferraira Jorge; Márcia Lanzoni de Alvarenga Lira; Samuel Henrique Mandelbaum
Universidade de Taubaté (UNITAU) - Taubaté (SP), Brasil
Recebido em 24.11.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.01.2014.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Cirvidiu DC, Elias BLF, Jorge JCF, Lira MLA, Mandelbaum SH. Erythema elevatum diutinum e hipotireoidismo: relação causal ou casualidade? An Bras Dermatol. 2015;90(4):561-3.
Correspondência:
Beatriz Lopes Ferraz Elias
Avenida Granadeiro Guimarães, 270 Centro
12020-130 - Taubaté - SP Brasil
E-mail: beatrizelias@ig.com.br
O erythema elevatum diutinum é uma vasculite leucocitoclásica crônica, rara e de etiologia desconhecida. Presume-se que seja decorrente da deposição de imunocomplexos nos vasos. Clinicamente, manifesta-se por pápulas e nódulos eritematoacastanhados, isolados ou confluentes em placas, de consistência endurecida, simétricos e localizados, geralmente, na face extensora das extremidades, principalmente sobre articulações. O diagnóstico é baseado nos achados clínicos e histológicos. Relata-se o caso de uma mulher de 71 anos com nódulos eritematoacastanhados nas mãos, nos cotovelos, no dorso e nos pés, por dois anos, acompanhados de dor e prurido. A análise histopatológica revelou vasculite leucocitoclásica, corroborando a suspeita clínica. Exames laboratoriais revelaram hipotireoidismo. O caso é relatado em virtude da sua raridade, com posterior revisão da literatura.
Palavras-chave: Dapsona; Eritema; Hipotireoidismo; Vasculite leucocitoclástica cutânea
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841