Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 90 Número 4
Investigação
Associação de laser de CO2 fracionado de 10.600 nm com terapia fotodinâmica no tratamento da onicomicose*
The association of fractional CO2 laser 10.600nm and photodynamic therapy in the treatment of onychomycosis*
Guilherme Bueno de Oliveira; João Roberto Antonio; Carlos Roberto Antonio; Fernanda Alves Tomé
Faculdade de Medicina Estadual de São José do Rio Preto (FAMERP) - São José do Rio Preto (SP), Brasil
Recebido em 31.03.2014.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.09.2014.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Oliveira GB, Antonio JR, Antonio CR, Tomé FA. Associação de laser de CO2 fracionado de 10.600 nm com terapia fotodinâmica no tratamento da onicomicose. An Bras Dermatol. 2015;90(4):468-71.
Correspondência:
Guilherme Bueno de Oliveira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5416 Vila São Pedro
15090-000 São José do Rio Preto - SP
E-mail: mggbueno@uol.com.br
FUNDAMENTOS: A onicomicose é uma infecção fúngica da lâmina ungueal causada, na maioria dos casos, pelos dermatófitos Trichophyton rubrum e Trichophyton mentagrophytes. Apesar dos numerosos medicamentos antifúngicos disponíveis para a terapia dessa infecção, a taxa de cura é baixa, com altos índices de recaída após o tratamento e efeitos colaterais.
OBJETIVOS: Apresentar uma nova opção para o tratamento da onicomicose, na busca de um método mais eficaz e rápido que os convencionais.
MÉTODOS: Pacientes submetidos a duas sessões de laser de CO2 fracionado de 10.600 nm associado a terapia fotodinâmica foram acompanhados durante um ano, com a realização de exames micológicos e fotografias digitais.
RESULTADOS: O teste de McNemar com correção de continuidade com graus de liberdade = 1 foi de 13,06 para cura clínica, com p = 0,00005, e de 17,05 para cura micológica, com p = 0,00005; 72% dos pacientes sentiram-se plenamente satisfeitos com o procedimento.
CONCLUSÃO: O uso do laser de CO2 fracionado de 10.600 nm associado à terapia fotodinâmica pode ser eficiente no tratamento da onicomicose, bem como diminuir o risco de lesões sistêmicas que podem ser desencadeadas com o uso prolongado de antifúngicos orais.
Palavras-chave: Doenças da unha; Onicomicose; Unhas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841