Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 75 Número 3
Caso Clínico
Síndrome de Buschke-Ollendorff
Buschke-Ollendorff syndrome
PEDRO ESTÁCIO STUMM1, HIRAM LARANGEIRA DE ALMEIDA JR.2, NILTON HEIDMANN3
1Acadêmico do sexto ano de Medicina.
2Professor Adjunto de Dermatologia.
3Médico Traumatologista e Ortopedista do Hospital de Caridade de Três Passos - RS.
Recebido em 19.4.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.01.2000. Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia, Universidade Federal de Pelotas.
Correspondência:
Hiram Larangeira de Almeida Jr.
Rua 15 de Novembro, 1047 / 405
Pelotas RS 96015-000
A síndrome de Buschke-Ollendorff é enfermidade rara, caracterizada pela associação de osteopoiquilose com nevos conjuntivos. Osteopoiquilose é alteração óssea infreqüente constituída por manchas ósseas densas, lenticulares ou ovóides, que variam de um a 10mm de diâmetro e que se situam principalmente nas epífises e metáfises dos ossos longos, no tarso e carpo. Relata-se o caso de uma menina de nove anos de idade, cuja osteopoiquilose foi achado radiológico casual. Apresenta também as típicas pápulas lenticulares nas coxas e nádegas. O exame histopatológico das pápulas mostrou aumento das fibras elásticas, característico dos nevos conjuntivos do subtipo elástico.
Palavras-chave: MEDICINA OSTEOPÁTICA.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841