Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 90 Número 1
Revisão
Esclerodermia localizada: espectro clínico e atualização terapêutica*
Localized scleroderma: clinical spectrum and therapeutic update*
Mariana Figueiroa Careta; Ricardo Romiti
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 24.06.2 013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 11.10.2013.
Conflito de Interesses: Nenhum
Suporte Financeiro: CNPq (National Council for Scientific and Technological Development), número: 141992/2011-5
Como citar este artigo: Careta MF, Romiti R. Esclerodermia localizada: espectro clínico e atualização terapêutica. An Bras Dermatol. 2015;90(1):61-72.
Correspondência:
Mariana Figueiroa Careta
Rua Barão de Teffe 1000 sala 13 - Jardim Ana Maria
13208-765 - Jundiai -SP Brasil
E-mail: mfcareta@yahoo.com.br
A esclerodermia é uma doença do tecido conectivo que se manifesta por meio da esclerose cutânea e apresenta variável acometimento sistêmico. Duas categorias de esclerodermia são conhecidas: esclerose sistêmica, caracterizada por esclerose cutânea e acometimento visceral; e a esclerodermia localizada ou morfeia que, classicamente, apresenta evolução benigna e autolimitada, confinada à pele e/ou a tecidos subjacentes. A esclerodermia localizada é uma doença rara e de etiologia desconhecida. Estudos recentes demonstram que a forma localizada pode, eventualmente, apresentar acometimento de órgãos internos e tem morbidade variável. O tratamento deve ser iniciado de forma precoce a fim de minimizar complicações. Relatamos, a seguir, os aspectos mais importantes e particularidades na abordagem de pacientes com diagnóstico de esclerodermia localizada.
Palavras-chave: Doenças autoimunes; Doenças do colágeno; Doenças do sistema imune; Epidemiologia; Esclerodermia localizada; Sinais e sintomas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841