Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 90 Número 1
Investigação
Comparação entre os aspectos histopatológicos da hanseníase em lesões de estados reacionais em pacientes coinfectados e não coinfectados com HIV*
Comparison between histopathologic features of leprosy in reaction lesions in HIV coinfected and non-coinfected patients*
Carla Andréa Avelar Pires1,2; Maraya de Jesus Semblano Bittencourt1; Marília Brasil Xavier1,2; Mario Fernando Ribeiro de Miranda1; Arival Cardoso de Brito1
1. Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém (PA), Brasil
2. Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém (PA), Brasil
Recebido em 10.08.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.02.2014.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Pires CAA, Miranda MFR, Bittencourt MJS, Brito AC, Xavier MB. Comparação entre os aspectos histopatológicos da hanseníase em lesões de estados reacionais em pacientes coinfectados e não coinfectados com HIV. An Bras Dermatol. 2015;90(1):26-33.
Correspondência:
Carla Andréa Avelar Pires
Av Generalíssimo Deodoro, 92 Umarizal
66055-240 - Belém - PA Brasil
E-mail: carlaavelarpires@gmail.com
FUNDAMENTOS: A hanseníase e o HIV têm se mostrado doenças de grande impacto na saúde pública do Brasil. Pacientes coinfectados por ambas parecem apresentar um maior risco de reações hansênicas.
OBJETIVO: O escopo deste estudo é descrever os aspectos histopatológicos de lesões cutâneas durante os estados reacionais em um grupo de pacientes portadores de coinfecção HIV-hanseníase, comparando-os a pacientes com hanseníase, não coinfectados.
MÉTODOS: Foram formados dois grupos: grupo 1, composto por 40 pacientes coinfectados pelo HIV-hanseníase; grupo 2, composto por 107 pacientes com hanseníase. Os pacientes que apresentaram estados reacionais da hanseníase tiveram suas lesões biopsiadas e foram estudados comparativamente.
RESULTADOS: A reação reversa foi a mais frequente em ambos os grupos e o edema de derme foi o achado histopatológico mais frequente. No grupo 1, foram encontradas células gigantes em todos os resultados histopatológicos. O edema de derme foi o achado mais comum no eritema nodoso hansênico.
CONCLUSÕES: Poucas diferenças histopatológicas foram encontradas em ambos os grupos, sendo as mais significativas na reação reversa, contudo este fato deve ser analisado considerando-se a predominância da forma clínica BT no grupo de coinfectados e BB no grupo de pacientes sem HIV. Estudos prospectivos maiores em pacientes com coinfecção HIV-hanseníase são necessários para confirmar e expandir estes resultados.
Palavras-chave: Coinfecção; HIV; Hanseníase; Histologia
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841