Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 6
Comunicação
Epidermodisplasia verruciforme: tratamento combinado com acitretina e interferon alfa-2a
Epidermodysplasia verruciformis: combined treatment with acitretin and interferon alpha-2a
CRISTIANA SILVEIRA SILVA1, RODRIGO DE OLIVEIRA RAMOS2, MÁRIO CEZAR PIRES3
1Médica Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
2Médico Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
3Médico Chefe do Setor de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil, e Diretor do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 05.12.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 01.12.2006. Trabalho realizado no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Silva CS, Ramos RO, Pires MC, Sittart JAS. Epidermodisplasia verruciforme: tratamento combinado com acitretina e interferon alfa-2a. An Bras Dermatol. 2006;81(6):595-7.
Correspondência:
Dr. Mario Cezar Pires
Rua Ezequiel Freire, 35 1o. andar – sala 11 –
Santana
02034-000 São Paulo – SP
"E-mail":mapires@webcable.com.br
Comunica-se o resultado do tratamento com acitretina e interferon alfa-2a em doente de 16 anos de idade com epidermodisplasia verruciforme. O diagnóstico foi realizado mediante os achados clínico-histopatológicos e pesquisa in situ positiva para papiloma vírus humano. O quadro clínico era extenso e resistente a outros tratamentos, com risco de desenvolvimento de neoplasias. Houve melhora clínica 30 dias após o início do tratamento, mantida durante os 16 meses de seguimento.
Palavras-chave: ACITRETINA, EPIDERMODISPLASIA VERRUCIFORME, INTERFERON ALFA-2A
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841