Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 6

Comunicação

Distribuição dos dermatologistas no Brasil segundo a região geográfica, população e IDH dos municípios: um estudo ecológico*

Distribution of Brazilian dermatologists according to geographic location, population and HDI of municipalities: an ecological study*


Juliano Vilaverde Schmitt; Hélio Amante Miot


Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) - Botucatu (SP), Brazil

Recebido em 21.11.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.12.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Schmitt JV, Miot HA. Distribuição dos dermatologistas no Brasil segundo a região geográfica, população e IDH dos municípios: um estudo ecológico. An Bras Dermatol. 2014;89(6):1017-9.

Correspondência:

Juliano Vilaverde Schmitt
Departamento de Dermatologia e Radioterapia
Faculdade de Medicina da Unesp, S/N
Campus Universitário de Rubião Jr.
18618-970 - Botucatu - SP Brasil
E-mail: julivs@gmail.com

 

Resumo

Este estudo investigou a distribuição geográfica de dermatologistas nas cidades brasileiras considerando-se população, regiões do País e índice de desenvolvimento humano. Realizou-se estudo ecológico tomandose por base o censo-2010, o índice de desenvolvimento humano-2010 e os dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Avaliaram-se 5.565 municípios brasileiros e 6.718 especialistas. Apenas 504 (9,1%) cidades contavam com dermatologistas, abrangendo 56,2% da população brasileira. A menor população e o índice de desenvolvimento humano que melhor discriminaram municípios sem dermatologistas foram 28.000 e 0,71, respectivamente. A densidade populacional média dos dermatologistas foi de 1/23.000 habitantes. A variação associou-se de forma independente à região do Brasil, ao índice de desenvolvimento humano e à população dos municípios.

Palavras-chave: Dermatologia; Desenvolvimento humano; Indicadores sociais



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações