Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 6
Caso Clínico
Acometimento cutâneo como apresentação inicial de adenocarcinoma metastático de mama - Relato de caso*
Cutaneous involvement as the initial presentation of metastatic breast adenocarcinoma - Case report*
Verônica Riquet de Siqueira; Aline Salmito Frota; Israel Leitão Maia; Hercília Maria Carvalho Queiroz; Jose Telmo Valença Júnior; José Wilson Accioly Filho
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza (CE), Brasil
Recebido em 21.07.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.10.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Siqueira VR, Frota AS, Maia IL, Queiroz HMC, Valença Júnior JT, Accioly Filho JW. Acometimento cutâneo como apresentação inicial de adenocarcinoma metastático de mama: relato de caso. An Bras Dermatol. 2014;89(6):963-6.
Correspondência:
Verônica Riquet de Siqueira
Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 Rodolfo Teófilo
60430-372 - Fortaleza - CE Brasil
E-mail: veronicariquet@yahoo.com.br
Metástase cutânea é uma manifestação incomum de tumor maligno visceral. Ocorre tardiamente no curso da doença, mas pode ser o sinal de apresentação de uma neoplasia desconhecida. Relata-se um caso de metástase cutânea local por contiguidade de adenocarcinoma de mama apresentando-se como manifestação inicial e queixa principal em uma mulher de 68 anos, sem história familiar e com exames de triagem negativos para a doença. Biópsias de úlceras que não cicatrizam, de eritema endurecido persistente e de nódulos cutâneos de causa indeterminada devem ser realizadas, visto que a evidência de metástase cutânea pode ser de extrema importância para o diagnóstico, o estadiamento e o prognóstico de um câncer interno. Nesse cenário, o dermatologista assume papel fundamental e deve estar sempre atento para essa possibilidade diagnóstica.
Palavras-chave: Metástase neoplásica; Neoplasias cutâneas; Neoplasias da mama
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841