Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 5

Investigação

Identificação de comorbidades e fatores de risco cardiovascular em pacientes portadores de psoríase*

Comorbidities and cardiovascular risk factors in patients with psoriasis*


Isabela Guimarães Ribeiro Baeta1; Flávia Vasques Bittencourt2; Bernardo Gontijo2; Eugênio Marcos Andrade Goulart2


1. Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - São João Del Rei (MG), Brasil
2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

 

Recebido em 15.06.2013
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.11.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Baeta IGR, Bittencourt FV, Gontijo B, Goulart EMA. Identificação de comorbidades e fatores de risco cardiovascular em pacientes portadores de psoríase. An Bras Dermatol. 2014;89(5):736-45.

Correspondência:

Isabela Guimarães Ribeiro Baeta
Alameda Álvaro Celso 55 Santa Efigênia
30150-260 - Belo Horizonte - MG Brasil
E-mail: isabelagribeiro@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, cuja patogênese envolve uma interação entre fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Estudos recentes sugerem que o caráter inflamatório crônico da psoríase possa predispor sua associação a outras doenças que possuem natureza inflamatória, especialmente doenças cardiovasculares e desordens metabólicas.
OBJETIVOS: Descrever as características demográficas, clínicas, epidemiológicas e laboratoriais de uma amostra de pacientes psoriásicos; avaliar a prevalência de comorbidades cardiovasculares nesse grupo de pacientes e identificar o perfil de risco cardiovascular pelo escore de risco de Framingham.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, com avaliação de 190 pacientes submetidos à anamnese e exame físico, além de preenchimento de questionário específico sobre dados epidemiológicos, história patológica pregressa e presença de comorbidades. O perfil de risco cardiovascular foi calculado pelo escore de risco de Framingham.
RESULTADOS: A média de idade foi de 51,5±14 anos e a forma clínica predominante foi a psoríase em placas (78,4%). Encontramos prevalência aumentada de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica e obesidade. O aumento de circunferência abdominal foi identificado, além de uma considerável prevalência de depressão, tabagismo e etilismo. O risco cardiovascular dos pacientes mostrou-se alto pelo escore de Framingham, sendo que 47,2% apresentaram risco médio ou alto de eventos coronarianos fatais e não fatais em 10 anos.
CONCLUSÕES: Os pacientes apresentaram elevada prevalência de comorbidades cardiovasculares, além de alto risco cardiovascular pelo escore de Framingham. Ressaltamos a necessidade de novos estudos epidemiológicos em nosso meio para validação dos resultados encontrados.

Palavras-chave: Comorbidade; Doenças cardiovasculares; Psoríase



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações