Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 5
Investigação
Identificação de comorbidades e fatores de risco cardiovascular em pacientes portadores de psoríase*
Comorbidities and cardiovascular risk factors in patients with psoriasis*
Isabela Guimarães Ribeiro Baeta1; Flávia Vasques Bittencourt2; Bernardo Gontijo2; Eugênio Marcos Andrade Goulart2
1. Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - São João Del Rei (MG), Brasil
2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
Recebido em 15.06.2013
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.11.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Baeta IGR, Bittencourt FV, Gontijo B, Goulart EMA. Identificação de comorbidades e fatores de risco cardiovascular em pacientes portadores de psoríase. An Bras Dermatol. 2014;89(5):736-45.
Correspondência:
Isabela Guimarães Ribeiro Baeta
Alameda Álvaro Celso 55 Santa Efigênia
30150-260 - Belo Horizonte - MG Brasil
E-mail: isabelagribeiro@hotmail.com
FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, cuja patogênese envolve uma interação entre fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Estudos recentes sugerem que o caráter inflamatório crônico da psoríase possa predispor sua associação a outras doenças que possuem natureza inflamatória, especialmente doenças cardiovasculares e desordens metabólicas.
OBJETIVOS: Descrever as características demográficas, clínicas, epidemiológicas e laboratoriais de uma amostra de pacientes psoriásicos; avaliar a prevalência de comorbidades cardiovasculares nesse grupo de pacientes e identificar o perfil de risco cardiovascular pelo escore de risco de Framingham.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, com avaliação de 190 pacientes submetidos à anamnese e exame físico, além de preenchimento de questionário específico sobre dados epidemiológicos, história patológica pregressa e presença de comorbidades. O perfil de risco cardiovascular foi calculado pelo escore de risco de Framingham.
RESULTADOS: A média de idade foi de 51,5±14 anos e a forma clínica predominante foi a psoríase em placas (78,4%). Encontramos prevalência aumentada de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica e obesidade. O aumento de circunferência abdominal foi identificado, além de uma considerável prevalência de depressão, tabagismo e etilismo. O risco cardiovascular dos pacientes mostrou-se alto pelo escore de Framingham, sendo que 47,2% apresentaram risco médio ou alto de eventos coronarianos fatais e não fatais em 10 anos.
CONCLUSÕES: Os pacientes apresentaram elevada prevalência de comorbidades cardiovasculares, além de alto risco cardiovascular pelo escore de Framingham. Ressaltamos a necessidade de novos estudos epidemiológicos em nosso meio para validação dos resultados encontrados.
Palavras-chave: Comorbidade; Doenças cardiovasculares; Psoríase
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841