Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 81 Número 6
Caso Clínico
Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança – relato de caso
Langerhans cell histiocytosis with nail involvement in childhood – a case report.
WELLINGTON LUIZ MENDES1, CLAUDIA ZAVALONI MELOTTI2, ALANNA MARA BEZERRA3, FERNANDO AUGUSTO SOARES4, BEATRIZ DE CAMARGO5
1Médico do Departamento de Pediatria Oncológica – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica do Departamento de Dermatologia / Oncologia Cutânea – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
3Médica residente do 3o ano do Departamento de Patologia – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
4Chefe do Departamento de Patologia – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
5Chefe do Departamento de Pediatria Oncológica – Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 27.07.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.10.2006. Trabalho realizado no Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Mendes WL, Melotti CZ, Bezerra AM, Soares FA, de Camargo B. Histiocitose de células de Langerhans com envolvimento ungueal em criança – relato de caso. An Bras Dermatol. 2006;81(6):559-62.
Correspondência:
Wellington Luiz Mendes
Alameda Barão de Limeira, 1503.
Campos Elíseos São Paulo SP
Cep: 01202-002
Tel: 55 (11) 3828-1059
Fax: 55 (11) 3828-1059
"Email":wellmendes@uol.com.br
A histiocitose de células de Langerhans pode apresentar-se de diversas formas clínicas. Neste trabalho, os autores relatam caso de menino de três anos de idade com queixa de otite média crônca e tumoração na região da mastóide direita. O exame anatomopatológico revelou histiocitose. O paciente apresentava dermatite importante no couro cabeludo e alterações distróficas com onicólise, pústulas e deformidades ungueais nos dedos das mãos e pés. As lesões responderam à terapia antineoplásica. O aparecimento de lesões distróficas ungueais na histiocitose de células de Langerhans é raro em crianças. Esse caso clínico sugere que o tratamento com terapia antineoplásica pode ser eficaz.
Palavras-chave: UNHAS/LESÕES, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS/TERAPIA, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS/DIAGNÓSTICO, LANGERHANS CELL HISTIOCYTOSIS, NAILS, CRIANÇA, HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS, UNHAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841