Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 4
Qual é seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico*
Case for diagnosis*
Gustavo Ávila Maquiné1; Maria de Fátima Maroja1; Cristina Rabello Mesquita2; Petra Pereira de Sousa1; Patrícia Motta de Morais1; Carolina Talhari1
1. Fundação "Alfredo da Matta" (FUAM) - Manaus (AM), Brasil
2. Hospital Santa Júlia - Manaus (AM), Brasil
Recebido em 09.07.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 11.10.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Maquiné GA, Maroja MF, Mesquita CR, Sousa PP, Morais PM, Talhari C. Caso para diagnóstico. Linfoma cutâneo primário de grande célula B, tipo perna. An Bras Dermatol. 2014;89(4):675-6.
Correspondência:
Gustavo Ávila Maquiné
Rua Codajás 24 - Cachoeirinha
69065-130 - Manaus - AM Brasil
E-mail: gustavo_maquine@hotmail.com
Relata-se caso de paciente feminina, 81 anos, há dois anos com lesões tumorais eritêmato-violáceas nas pernas. Os exames histopatológico e imuno-histoquímico confirmaram tratar-se de linfoma cutâneo primário de grande célula B, tipo perna. Este linfoma consiste em rara neoplasia cutânea e afeta, predominantemente, mulheres idosas. Clinicamente, apresenta-se com lesões tumorais em uma ou ambas as pernas (pior prognóstico). O diagnóstico é realizado por meio da clínica, histopatologia e imuno-histoquímica. A forte expressão do Bcl2, Bcl6, MUM-1, CD20 e antígeno Ki-67 confirmam o diagnóstico. A quimioterapia com R-CHOP (rituximab-ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona) é o tratamento mais aceito.
Palavras-chave: Linfoma de células B; Pernas; Quimioterapia combinada
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841