Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 4

Dermatopatologia

Doença do enxerto contra o hospedeiro crônica em mucosa oral: análise das subpopulações de células dendríticas*

Oral chronic graft-versus-host disease: analysis of dendritic cells subpopulations*


Clara Marino Espricigo Botari1; Adauto José Ferreira Nunes1; Mair Pedro de Souza1; Érica Sinara Lenharo Orti-Raduan1; Ana Gabriela Salvio1,2


1. Hospital Fundação Amaral Carvalho - Jaú (SP), Brasil
2. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Botucatu (SP), Brasil

Recebido em 20.01.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.05.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Botari CME, Nunes AJF, Souza MP, Orti-Raduan ESL, Salvio AG. Doença do enxerto contra o hospedeiro crônica em mucosa oral: análise das subpopulações de células dendríticas. An Bras Dermatol. 2014;89(4):632-7.

Correspondência:

Ana Gabriela Salvio
Rua Dona Silvéria, 150
17210-080 - Jaú - SP Brasil
E-mail: gasalvio@hotmail.com

 

Resumo

A doença do enxerto contra o hospedeiro é a maior causa de morbidade e mortalidade em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas. Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento da participação das células dendríticas mieloides e plasmocitoides e das células natural killer (NK) na doença do enxerto contra o hospedeiro crônica, foram analisadas biópsias de mucosa jugal de 26 pacientes com leucemia mieloide aguda, submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas, em que metade desenvolveu a doença do enxerto contra o hospedeiro crônica em mucosa oral. Cortes microscópicos foram submetidos à imunohistoquímica, com anticorpos monoclonais anti-CD1a, anti-CD123 e anti-CD56. O número de células imunomarcadas no córion por milímetro quadrado foi calculado e aplicado o método de Mann-Whitney. Houve aumento significativo de células dendríticas mieloides CD1a+ (p=0,02) e células NK CD56+ (p=0,04) em pacientes com a doença do enxerto contra o hospedeiro crônica quando comparadas àqueles pacientes sem a doença. Na imunomarcação de CD123+, não houve diferença entre os grupos. Conclui-se que, no desenvolvimento da doença do enxerto contra o hospedeiro crônica de mucosa oral, há participação das células dendríticas mieloides e células natural killer.

Palavras-chave: Células dendríticas; Doença crônica; Doença enxerto-hospedeiro; Mucosa bucal



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações