Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 4

Caso Clínico

Sarcoidose cutânea e osteoarticular: caso exuberante*

Musculoskeletal and cutaneous sarcoidosis: exuberant case report*


Natalie Haddad; Jayme de Oliveira Filho; Kassila da Rosa Nasser; Ana Maria França Corbett; Ana Carolina Franco Tebet; Mariana Lacerda Junqueira Reis


Universidade de Santo Amaro (UNISA) - Santo Amaro (SP), Brasil

Recebido em 13.08.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 23.08.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Haddad N, Oliveira Filho J, Nasser KR, Corbett AMF, Tebet ACF, Reis MLJ. Sarcoidose cutânea e osteoarticular: caso exuberante. An Bras Dermatol. 2014;89(4):660-2.

Correspondência:

Natalie Haddad
Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340 Jardim das Embuias
04829-300 - São Paulo - SP Brasil
E-mail: natahaddad@hotmail.com

 

Resumo

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica de causa desconhecida. O acometimento osteoarticular na sarcoidose é raro e está, frequentemente, associado ao quadro cutâneo e à doença multissistêmica crônica de longa data. Mais frequente em mulheres negras, a sarcoidose óssea é uma patologia de difícil diagnóstico, com incidência de 3% a 13%. O quadro radiológico mais característico evidencia cistos arredondados, bem delimitados, sem reação do periósteo e sem esclerose periférica. Os pequenos ossos das mãos e dos pés são os locais mais frequentemente envolvidos. Este relato tem como objetivo demonstrar um caso raro de sarcoidose osteoarticular com apresentação clínica característica, além de salientar a importância da detecção do envolvimento osteoarticular nessa patologia.

Palavras-chave: Anormalidades da pele; Deformidades articulares adquiridas; Dermatopatias; Doença granulomatosa crônica; Doença nodular cutânea; Doenças da pele e do tecido conjuntivo; Granuloma; Reabsorção óssea; Sarcoidose



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações